sexta-feira, 18 de maio de 2012

Restaurante prepara pratos usando apenas energia solar

Um novo restaurante mostra como é possível utilizar somente energia solar. O Lapin Kulta Solar Kitchen é um restaurante itinerante cuja cozinha funciona somente com essa energia alternativa.
Com isso, os chefs propõe também uma nova maneira de preparo dos alimentos. “Unlike the traditional way of cooking, solar heat affects the taste and texture of the dish in a surprising and positive way” (Ao contrário do modelo tradicional de cozinhar, o calor do sol afeta o gosto e a textura dos alimentos de uma maneira surpreendente e positiva), diz a descrição no site do restaurante.
Com o modelo itinerante, estão visitando várias cidades europeias para apresentar esse novo modelo, passando por Milão, Estocolmo e Helsinque. A viagem começou em abril desse ano, e a equipe deve seguir o sol durante todo o verão europeu.
Para que o projeto funcione, é necessária muita flexibilidade, já que o restaurante fecha em dias de chuva e os pratos são preparados de acordo com a intensidade do sol e do calor de cada dia.
Fonte: Atitude Sustentável
← Voltar

Notícias
Prédios públicos do Paraná seguirão soluções ecológicas
Lei Estadual determina que novas construções tenham sistemas de aquecimento de água por energia solar e reaproveitamento de água de chuva.
| Leia mais |
Maracanã terá energia solar
O Maracanã terá alimentação de energia solar em 2014. Nesta sexta-feira (11), foi anunciado um acordo para o uso da tecnologia envolvendo as empresas Yingli, Light Esco, EDF Consultoria e o governo estadual do Rio de Janeiro.
| Leia mais |
Martifer Solar tem primeiro projeto no Brasil
A Martifer Solar, empresa do grupo português Martifer, trabalha no seu primeiro projeto de energia solar no Brasil, em fábrica sustentável da General Motors (GM), em Joinville, no estado de Santa Catarina.
| Leia mais |
Promoções tornam energia solar uma alternativa para lares americanos
Os investidores afirmam acreditar que os retornos, geralmente entre 7% e 13%, são relativamente seguros porque as empresas provedoras de energia solar geralmente registram apenas proprietários e empresas com crédito sólido.
| Leia mais |

Conheça a Revista Sol Brasil


Conheça a newsletter do DASOL

Indique

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Na Finlândia, postos de combustível verde movidos à energia solar e eólica 25/07/2009 — eco4u


A St1 distribui seu novo biocombustível de etanol Refuel RE85 em cinco pontos de varejo ambientalmente responsáveis movidos a energia eólica e solar, na região metropolitana de Helsinki, e planeja expandir em breve a distribuição para outros locais na Finlândia. Dois dos pontos de varejo são parcialmente movidos a energia eólica e solar, e os outros três dependem integralmente de energia produzida localmente e de energia eólica industrial adicional.

“Queremos envolver os nossos clientes em uma experiência informativa – uma experiência que ofereça também a recompensa de fazer o que é certo do ponto de vista ambiental. O projeto orientado para o usuário da bomba Global Ovation iX, da Dresser Wayne, e sua tecnologia líder ajudam a tornar isso possível”, diz Mikko Reinekari, diretor de vendas da St1.

A bomba Global Ovation iX inclui vários elementos que apoiam os objetivos de serviço ao cliente. A plataforma tecnológica iX, com tela digital iX Media colorida de 10.4 polegadas instalada na bomba, possibilita à St1 oferecer vídeos educativos sobre o etanol Refuel RE85, da St1, e a missão e a filosofia ecologicamente corretas da empresa durante a experiência de abastecimento. Além de vídeos com conteúdo ambiental, a plataforma oferece a opção de campanhas promocionais para estimular as vendas de outras ofertas da St1 e proporciona à empresa a oportunidade de gerar receita com a venda de espaço publicitário para terceiros. A bomba Global Ovation iX está equipada com o medidor de combustível Xflo™, disponível em design compatível com combustíveis ecológicos.

A St1 está empregando o sistema de recuperação de vapor da Dresser Wayne na bomba Global Ovation iX para reduzir as emissões dos combustíveis a níveis mais baixos que as exigências legais atuais.
Fonte:Businesswire.com

quarta-feira, 9 de maio de 2012

qua 2 Poupança solar Coletores solares podem reduzir em até 30% o consumo de energia elétrica


Os coletores solares, também conhecidos por aquecedores solares, são ótima opção para quem quer ajudar o meio ambiente e economizar na conta de luz. Por lidar com uma energia limpa, gratuita e infinita, esse tipo de equipamento pode reduzir em até 30% os gastos com a eletricidade em uma casa. No Brasil, estima-se que já existam mais de 6,6 milhões de m² de coletores instalados em casas, número que aumentou no ano passado, quando o setor cresceu 21,1%.
Atualmente, dois modelos despontam no mercado: o de termofissão e o de bomba. No primeiro, a água fria da caixa d’água entra no reservatório térmico e segue para o coletor, onde se aquece. Em seguida, volta ao reservatório e de lá parte para as torneiras e chuveiros. Já o segundo modelo usa uma bomba hidráulica para fazer a água quente transitar e aquecer os equipamentos da casa.
Em municípios como o Rio de Janeiro há uma lei que obriga os prédios públicos a terem coletores de energia solar para aquecer pelo menos 40% da água utilizada. Nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, a lei também vale para construções residenciais novas e para as edificações do projeto do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”.
Para estimular ainda mais o uso dos coletores solares no país, há um projeto de lei, ainda não votado, que prevê deduções no imposto de renda entre 25% a 100% do valor gasto com a aquisição do equipamento. É uma ótima notícia, já que um aquecedor solar pode custar até 5 mil reais.
Seja qual for o modelo de sua preferência, antes de comprar converse com um técnico especializado para se informar sobre qual equipamento é mais adequado à sua casa. O tamanho varia de acordo com o consumo de água e a quantidade de pontos a serem aquecidos. Além disso, só uma expert no assunto poderá determinar as distâncias corretas entre todas as peças a serem instaladas no telhado.
Esta entrada foi publicada em Casa e marcada com a tag aquecedor solar, coletor solar, economizar energia. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.