Energia Solar custa o mesmo que energia convencional na Alemanha, Energia Solar custa o mesmo que energia lllconvencional e Itália
EnergiaSolar custa o mesmo que energia convencional na Alemanha, Espanha e Itália
Energia
Energia Solar Fotovoltaica custa o mesmo
que Energia Convencional na Alemanha,Italia
e Espanha
A Energia Solar Fotovoltaica agora tem o mesmo custo que a Energia
gerada por modos convencionais na Alemanha, Espanha e Itália, mostra
estudo da consultoria Eclareon. O estudo cita também que os altos
custos de instalação impedem outros países de alcançar a paridade com
o Sistema Solar.
Uma análise feita pela empresa de consultoria Eclareon, a pedido de um
grupo internacional de interesses em Energia Sustentável, revelou qual
é a dimensão dos Sistemas de Energia Solar integrados ao mercado
Energético. Foram-se os tempos em que a eletricidade produzida por
Painéis Solares custava bem mais que a energia gerada de formas
convencionais. Alemanha, Itália e Espanha alcançaram essa igualdade.
“Em países como Itália e Alemanha, com a igualdade de preços e regulamentação apropriada, Sistemas PV (fotovoltaicos) para consumo próprio representam uma alternativa viável, sustentável e com bom custo-benefício” diz David Perez, parceiro na empresa Eclareon e responsável pelo estudo.
Como parte do estudo, pesquisadores observaram um Sistema Solar padrão de 30 kilowatts e levantaram seu “custo normatizado de Energia” (CNE). O CNE leva em conta todos os fatores que contribuem para o custo total da eletricidade, como instalação, manutenção, depreciação e investimento.
Eclareon analisou o CNE de energia Solar no Brasil, Chile, França, Alemanha, Itália, México e Espanha. A empresa descobriu que o CNE tem caído por todo o mundo nos últimos anos, de forma menos acentuada em países que já possuem uma estrutura solar bem estabelecida como Itália, Alemanha e Espanha. O avanço no Chile e México ainda são dificultados pelo alto custo de instalação. No Brasil, o estudo cita a resolução 482 da ANEEL como uma ótima ferramenta regulatória, mas que os custos de financiamento e a redução nas tarifas de eletricidade em 2012 diminuem a competitividade.
A Alemanha tem liderado os esforços em busca de energia verde na Europa após decidir desativar todas as usinas nucleares do país, após o desastre de Fukushima no Japão em 2011. Já em 2012 as usinas solares alemãs produziam um recorde de 22 Gigawatts de energia elétrica, cerca de 50% de todo o consumo do país.
“Nunca antes um país produziu tanta Energia Fotovoltaica. A Alemanha se aproximou da marca de 20 Gigawatts nas últimas semanas. Mas essa foi a primeira vez que a ultrapassamos” disse Norbert Allnoch à Agência Reuters
O governo Alemão tem enfrentado duras críticas por abandonar a Energia nuclear, pois precisou ativar mais usinas a carvão para compensar a queda na produção elétrica. Atualmente, a energia gerada por meios renováveis corresponde a 25% de todo o Sistema elétrico do país, frente aos 7% nos anos 2000. O governo alemão tem planos para aumentar esse percentual para 45% até o ano 2025
____________
Com os aumentos na tarifa elétrica, é apenas uma questão de tempo até que a Energia Solar seja mais competitiva do que a energia convencional. Meta é que na próxima edição do estudo, em 2015, o Brasil esteja no mesmo grupo de Alemanha e Itália.
JVT'Solar