quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
Um pedaço de papel que é um painel solar
Pesquisadores do MIT descobriram uma forma de criar células solares finas o suficiente para que sejam colocadas em folhas de papel – na verdade elas são “impressas” com um aparelho muito similar a uma impressora jato de tinta convencional. Por Luciana Galastri em 6.05.2010 as 22:53
As células solares que usamos hoje têm apenas 2% de eficiência ao converter energia solar em energia elétrica, se comparadas com painéis solares, que têm 20% de eficiência. Mas você não pode grudar um painel solar nas suas telhas – e é exatamente o que os cientistas planejam fazer com essa inocente folhinha.
Isso poderá tornar a energia solar barata, pois de converter em energia elétrica a energia solar, o papel poderia ser apenas grampeado no seu telhado. Em vez de contratar uma equipe especializada você e o vizinho poderiam fazer o serviço. Economia e energia verde em um só.
Ainda não há previsões de quando a inovação estará disponível.
Sustentabilidade Energética Solar e Eólica
Sustentabilidade Energética Solar Térmica e Eólica
às
11:55:00
Nenhum comentário:
Barco movido a energia solar vai dar a volta ao mundo
Uma nova empreitada promete ser um marco para o desenvolvimento da energia solar. Trata-se de um barco que, zarpando do Mar Mediterrâneo na primavera de 2011 (para nós do hemisfério Sul, outono, ou seja, entre o fim de março e o fim de junho do ano que vem), irá circunavegar a Terra, movido apenas por energia solar.
Mas não estamos falando de um barquinho: é um navio de 30 metros de comprimento e 85 toneladas, que custou 16 milhões de Libras Esterlinas. O nome da fera: “Turanor”. Para colocá-lo em movimento, foram preparados 536 m² de painéis fotovoltaicos, ligados a uma gigantesca bateria de Lítio.
Como o “Turanor” pretende circular o globo, e não faz sol o ano inteiro, existe um dispositivo para que o barco possa circular sem luz solar por até 72 horas. No resto do tempo, uma jornada de 50 mil quilômetros que os cientistas esperam cobrir em cerca de 160 dias, o sol é quem vai levar o Turanor adiante.
O maior medo dos aventureiros, justamente, é ficar sem energia no meio do caminho. Se a energia acabar totalmente no meio da viagem, não há meio de mover o barco. Por isso, o Turanor está sendo preparado para racionar energia em alto mar. Será um motor elétrico sem ruído e sem gastos desnecessários de energia. E o melhor de tudo, é claro: sem poluição. [CNN]
Sustentabilidade Energética Solar e Eólica
Sustentabilidade Energética Solar Térmica e Eólica
às
11:41:00
Nenhum comentário:
Assinar:
Postagens (Atom)