Um avião movido a energia solar completou a etapa final de uma história de tomada de vôo cross-country na noite de sábado, deslizando para uma parada suave em Nova York Aeroporto Internacional John F. 's Kennedy.
O Solar Impulse aterrissou no aeroporto JFK em 23:09 ET, completando a etapa final da viagem inter-continental, que começou na Califórnia no início de maio. Para a etapa final de sábado, a aeronave deixou o Aeroporto Internacional Dulles , perto de Washington, DC, um pouco antes das 05:00.
O plano de vôo para o avião revolucionário, alimentado por cerca de 11.000 células solares em suas asas enormes, tinha chamado para que ela passe a Estátua da Liberdade antes de aterrar no domingo em Nova York. Mas uma lágrima inesperada descoberta na asa esquerda da aeronave tarde de sábado forçado funcionários para afundar o fly-by e avançar directamente para JFK para uma aterragem três horas mais cedo do que o previsto.
Piloto Andre Borschberg alardeou o marco de um avião capaz de voar durante o dia ea noite, alimentado por energia solar energia , cruzando os EUA, sem o uso de combustível.
"Foi um enorme sucesso para a energia renovável ", disse Borschberg em pé na frente do Solar Impulse na pista do JFK. "A única coisa que não era um pedaço de tecido."
Bertrand Piccard, o outro piloto que se revezavam voando o Solar Impulse em todo o Estados Unidos , disse que o vôo em todo o país testou a equipe do projeto inteiro.
"Voar costa-a-costa sempre foi um marco mítico cheio de desafios para pioneiros da aviação", disse Piccard. "Durante esta viagem, tivemos de encontrar soluções para uma série de situações imprevistas, o que nos obrigou a desenvolver novas habilidades e estratégias. Ao fazê-lo, nós também extrapolou os limites de tecnologias limpas e energias renováveis a níveis sem precedentes."
Borschberg notado problemas de equilíbrio com a asa no início da tarde sábado na costa de Toms River, New Jersey, disse Alenka Zibetto, um porta-voz do Solar Impulse.
As autoridades disseram que o piloto eo avião não pareceu estar em perigo. Eles disseram que não era esperado o desgaste de oito metros no lado inferior esquerdo da asa a agravar-se com a parte final da viagem.
"Era para ser a perna mais curta e mais fácil", disse Piccard. "Foi o mais difícil."
Piccard disse além do problema da asa, um outro problema com a falta de pouso foi quebras Borschberg do ar para evitar que a turbulência na asa com a lágrima.
Apesar da distância relativamente curta, de sábado suburbano-hop como foi um longo vôo que durou 18 horas e 23 minutos. A aeronave voa a baixa velocidade estava viajando entre dois dos aeroportos mais movimentados do mundo e foi obrigado a tirar muito cedo pela manhã e terra muito tarde da noite, quando o tráfego aéreo é, no mínimo.
"Esta é uma perna, onde todo mundo está bastante emocionado", Piccard disse logo após o avião estava no ar sobre Washington no início do sábado.
A aeronave voa a 30 mil pés, enquanto cutucando junto a uma velocidade máxima de 45 mph. A maioria dos 11 mil células solares são as super-longas asas que parecem se estender tanto quanto um jato jumbo é. Pesa sobre o tamanho de um pequeno carro, e sobe com o que é, essencialmente, o poder de um pequeno aparelho motorizado.
O Solar Impulse deixou San Francisco no início de maio e fez escalas em Phoenix, Dallas-Fort Worth, St Louis, Cincinnati e Dulles.
O vôo de cross-country é uma afinação para um 2015 voo programado em todo o mundo com uma versão up-graduada do avião.
Os criadores do Solar Impulse ver-se como pioneiros verdes _ promovendo materiais mais leves, as baterias de energia solar e de conservação como sexy e aventureiro. Deles é o equivalente voando alto do carro esportivo elétrico Tesla.
Europa viu o primeiro avião solar com um vôo de teste da Suíça e da Espanha para o Marrocos no ano passado.
Promovido como a energia solar, o que realmente empurra o envelope com este plano é a sua eficiência energética mesquinho, Borschberg disse antes do vôo.