sábado, 7 de maio de 2011

Cemig prevê conclusão de 1ª etapa de projeto piloto de smart grid em 2014


Fonte: Revista Sustentabilidade - 02.05.2011
Minas Gerais - Até 2014, a Cemig terá concluído um dos primeiros estágios do projeto Cidades do Futuro que prevê a implantação de um sistema experimental de smart grid (rede inteligente) na cidade de Setes Lagoas (MG), afirmou o gestor do projeto, Daniel Senna Guimarães, em entrevista exclusiva à Revista Sustentabilidade.

Segundo informações divulgadas na imprensa, o projeto deverá custar mais de R$ 20 milhões – sem contar a implantação de uma usina de energia solar na cidade de R$ 25 milhões – e já conta com o apoio de um acordo de pesquisa e desenvolvimento com a Fapemig para desenvolver projetos de smart grid.

A partir deste projeto, explicou Senna, a Cemig poderá ter referências técnicas e financeiras para expandir e implantar a rede inteligente na sua área de atuação.

Enquanto isso, o governo federal ainda não terminou estudos iniciais sobre o projeto que se iniciaram em abril de 2010. Segundo informações obtidas da Revista Sustentabilidade do Ministério de Minas e Energia, os envolvidos no grupo de trabalho de smart grid preferem não se pronunciar sobre o assunto.
 

Nenhum comentário: