As baterias de lítio ou chumbo são muito agressivas à natureza.
O primeiro carro elétrico totalmente desenvolvido no Brasil terá em seu interior um importante diferencial: uma bateria de sódio, totalmente reciclável, e composta de matérias abundantes na natureza. O projeto está sendo concebido pela Itaipu Binacional, com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).O desenvolvimento da bateria é 100% brasileiro, enquanto o do carro elétrico é uma parceria de empresas nacionais e estrangeiras, capitaneado pela Itaipu. As vantagens da bateria inovadora são várias: é três vezes mais leve do que a de chumbo, mais adequada ao clima dos trópicos, e pode ser usada em sistemas de armazenamento de energia geradas por fontes renováveis, por exemplo.
“Optamos por uma matéria-prima que estivesse presente em abundância em todos os lugares. A fonte do sódio nada mais é do que sal de cozinha. As baterias de lítio ou chumbo são muito agressivas à natureza. o veículo elétrico em si não polui o planeta, mas precisamos olhar todo o ciclo. Inclusive pensar no que vai acontecer quando o carro for descartado. O processo de reciclagem de uma bateria de sódio, por exemplo, é simples e barato – afirma o engenheiro Celso Novais, chefe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável e responsável pela coordenação do projeto na Itaipu Binacional. Novais afirma que a primeira fase do projeto estará finalizada até meados de 2014.
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