Frente ao dilema de escassez de Água e Energia, o governo federal nunciou apoio à energia solar distribuída. No programa Canal livre da Rede Bandeirantes, o Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga confirmou que a decisão de isentar PIS e COFINS já foi tomada. A desoneração de ICMS será negociada com os estados.
“E nós haveremos de lançar um grande programa, com financiamento [...] para que possamos ter a micro-geração fotovoltaica distribuída para aliviar a conta de energia do consumidor e ao mesmo tempo trazer Energia Renovável, ambientalmente correta, para a rede de distribuição nos grandes centros consumidores.”
Parabenizamos o governo por esta iniciativa que reduz o risco de Apagões como aquele sofrido em janeiro, e vai de encontro com uma demanda forte da população: Estamos recebendo cada dia mais contatos de interessados em instalações, dispostos a investir seu próprio dinheiro nesta tecnologia ou querendo se qualificar profissionalmente.
Junto ao apoio financeiro é preciso que o governo analise a cadeia de fornecimento, que ainda está sofrendo com custos desnecessários (escrevemos sobre a certificação de inversores no mês passado) e que simplifique o processo de conexão à rede: em outros países, sistemas pequenos são simplesmente informados à distribuidora de energia, enquanto o prazo mínimo no Brasil, independentemente do tamanho da instalação, beira os três meses. Não pode ser mais simples?
Exemplos: Sistemas conectados á Rede. |
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015
Governo Federal Anuncia apoio à Energia Solar
Sustentabilidade Energética Solar e Eólica
Sustentabilidade Energética Solar Térmica e Eólica
às
00:38:00
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário