DEFINIÇÃO:
É um sistema de aproveitamento da Energia Solar para produzir calor que pode ser usado para obter água quente para consumo doméstico de água, seja para o aquecimento de água quente para uso doméstico ou para a geração de produção de energia electro-mecânica electricidade.E essa forma de captação de energia também pode ser utilizado para alimentar uma máquina de refrigeração por absorção que utiliza o calor em vez de eletricidade para produzir ar condicionado frio em instalações de uma vivienda.Funciona atraindo raios solares tomadas pelo coletor ou coletor solar baseado no princípio do efeito estufa. O coletor solar plano é uma caixa cuja base é uma placa de metal pintado de preto e colorido fechado na sua parte superior por um vidro transparente. Preto ou absorvedor de calor de placas em sua face posterior está ligado a uma bobina através da qual circula um fluido de transferência de calor (normalmente é água com anticongelante).
Escolhendo a orientação e inclinação adequada para o coletor solar, ele se mudou para o raios solares passam através do vidro incidente sobre a placa de metal preto, que funciona como um pequeno emissor de radiação infravermelha. O vidro é opaco à radiação tal material (cujo comprimento de onda é maior que a da luz visível) impede saída que contribuem para aumentar a temperatura no interior da caixa. O fluido de transferência de calor que flui através da bobina é aquecida por sua vez, e transporta a energia térmica para um tanque de armazenamento de reter a água quente para ser usada.
Energia alternativa
de energia solar
radiação solar que atinge a Terra pode ser explorada por meio de calor produzidas e também através da absorção de radiação, por exemplo óptica ou outros dispositivos. É uma chamada de Energia Renovável , particularmente o grupo limpo, conhecida como a energia limpa ou energia verde. A radiação é utilizável em componentes directa e difusa, ou a soma de ambos. Radiação direta está a atingir o foco solar diretamente, sem intermediários reflexões ou refrações. A difusa é emitido pelas céu durante o dia graças aos vários fenómenos de reflexão e refração na atmosfera solar, nuvens e outros elementos atmosféricos e terrestres. Radiação directa pode ser refletida e concentrou-se para o uso, ao mesmo tempo que não é possível concentrar a luz difusa proveniente de todas as direcções.
A radiação solar que atinge a Terra pode ser explorada por meio de calor produzido e também através da absorção de radiação. |
O que é a Energia Térmica?
Em geral, a tecnologia de energia solar térmica e a energia solar térmica baseia-se no conceito de concentrar radiação solar para a produção de vapor ou de ar quente, que pode então ser utilizado para alimentar plantas de energia convencionais. A energia solar, que tem uma densidade relativamente baixa, é um dos maiores desafios do desenvolvimento de centrais térmicas solares.
Estruturalmente, é necessário concentrar a radiação solar para que eles possam atingir altas temperaturas de 300 ° C a 1000 ° C , e tenha um desempenho aceitável no ciclo termodinâmico, que não poderia ser obtido a temperaturas mais baixas. A absorção e concentração de luz solar são feitos através de espelhos com orientação automática que visam uma torre central em que o fluido é aquecido, ou com mecanismos de menor dimensão da geometria parabólica. Toda a superfície reflexiva e orientando dispositivo chamado heliostat.
A concentração pontual e linear pode levar apenas a radiação direta, difusa e não porque este último não pode ser concentrada. A concentração linear é mais fácil de instalar a ter menos graus de liberdade, mas tem um factor de concentração mais baixa e, portanto, pode atingir temperaturas inferiores a tecnologia de concentração pontual.
Concentração pontual e linear pode levar radiação direta somente, e não difuso porque este último não pode ser concentrada. |
Tecnologia
Dentro CSP existem diferentes tipos de tecnologias, a tecnologia de calha parabólica mais conhecido, tecnologia torre prato tecnologia Stirling e torre updraft solar. Tecnologia calha parabólica tecnologia calha parabólica é uma tecnologia limpa, maduro e uma longa história que prova ser pronto para instalação em larga escala. Os sistemas têm funcionado desde o 80 comercialmente com um desempenho excepcional. Desde então, a tecnologia tem sofrido melhorias significativas em termos de custo e desempenho. Atualmente 300 MW em operação e 400 em construção cerca de 6 GW em desenvolvimento em todo o mundo. A operação de tecnologia de calha parabólica é baseado no seguimento solar e concentração de raios solares para receber tubos com alta eficiência térmica localizada no linha focal de cilindros.
A operação tecnologia calha parabólica é baseado em seguimento Solar e concentração de raios solares para receber tubos com alta Eficiência Térmica localizada na linha central do cilindro. |
Nestes tubos de um fluido de transferência de calor, tais como o óleo sintético é aquecida a cerca de 400 ° C pela luz solar concentrada. Este óleo é bombeado através de uma série de permutadores de calor para produzir vapor sobreaquecido. O calor presente no vapor é convertida em energia elétrica em uma turbina a vapor convencional.
Na tecnologia de calha parabólica, você pode incorporar o armazenamento de energia. A partir deste sistema de armazenamento pode fornecer energia mesmo em condições de nebulosidade ou à noite. Actualmente, a solução mais amplamente utilizado é o uso de um tanque de sal fundido acumula a energia a ser distribuída mais tarde. Consequentemente, a planta precisa ser de grandes dimensões. Outra aplicação usado na tecnologia de calha parabólica é a hibridação.
Tecnologia de calha parabólica, você pode incorporar o armazenamento de energia. A partir deste sistema de armazenamento pode fornecer energia mesmo em condições de nebulosidade ou à noite. |
Os principais componentes do campo solar da tecnologia de calha parabólica são: - O refletor calha parabólica: A missão do receptor calha parabólica para refletir e concentrar-se no tubo absorvedor de radiação solar direta sobre a superfície. A superfície do espelho é atingida por prata ou alumínio filmes depositados sobre um suporte que dá rigidez suficiente. Atualmente, os meios mais utilizados são o suporte de folha de metal, de vidro e de plástico. - O tubo absorvedor: O tubo de absorção é constituída por dois tubos concêntricos separados por uma camada de vácuo. O interior, fazendo circular o fluido aquecido é metálico e exterior de vidro. O fluido de trabalho que flui através do tubo interno é diferente, dependendo da tecnologia. Baixa temperatura (<200 c="" com="" desmineralizada="" elevadas="" enquanto="" etilenoglicol="" font="" gua="" leo="" mais="" nbsp="" o="" para="" sint="" temperaturas="" tico="" tipicamente="" usado.="" usado="">As mais recentes tecnologias permitem a geração de vapor direto sujeitando tubos de alta pressão eo uso de sal como caloportante fluido. - O sistema de rastreamento sol: O sistema seguidor mais comum consiste de um dispositivo que transforma os holofotes coletor de calha parabólica em torno de um eixo. - A estrutura de metal: A missão da estrutura de coletor é dar rigidez ao conjunto de componentes.200>
Nenhum comentário:
Postar um comentário