segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Estrada Solar

Criatividade é o que não falta ao arquiteto sueco Mans Tham. Ele pretende convencer o governo da Califórnia a instalar uma rodovia solar. Batizado de Serpent Solar, o projeto consiste em cobrir com placas fotovoltaicas um trecho de 24 quilômetros da autoestrada que liga as cidades de Santa Mônica e Los Angeles. Em vários locais haveria estações para abastecimento de carros elétricos. Não se sabe, ainda, quanto custaria o projeto. Tham garante que as placas poderiam gerar 150 gigawatts, o suficiente para abastecer cidades com 41 mil habitantes durante um ano.

EOLs são autorizadas a se tornarem comercializadores de energia

Data 18/06/10

O Ministério de Minas e Energia (MME) publica no Diário Oficial da União as portarias de nº 570, 579, 580, 581 e 583, que autorizam cinco Centrais Geradoras Eólicas (EOLs) a se tornarem comercializadoras independentes de energia.
A portaria nº 570 autoriza a empresa Eólica Mangue Seco 3, mediante a implantação e exploração da Central Geradora Eólica denominada EOL Usina de Mangue Seco 3. Localizada no município de Natal, estado do Rio Grande do Norte,