quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Geração Caseira de Energia Fotovoltaica Solar

Governo anuncia plano de incentivo à geração caseira de Energia

Fonte: WWW1.FOLHA.UOL.COM.BR



O Ministério de Minas e Energia anunciou nesta terça-feira (15) o lançamento de um plano de incentivo à microgeração de energia a partir de fontes renováveis, a chamada geração distribuída. As medidas servem de estímulo à produção caseira de eletricidade.
Nomeado de Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), o plano cria linhas de financiamento, desonera a importação de equipamentos e facilita o retorno dos investimentos.
ENERGIA
Geração renovável representa 17% da matriz
Segundo o ministro Eduardo Braga, a expectativa do governo é que o programa produza R$ 100 bilhões em investimentos privados nos próximos 15 anos.
"Estamos diante de um futuro caso de sucesso, energético e macroeconômico. Pois, a cada megawatt de potência instalada, são criados 30 empregos diretos", diz.
Se as estimativas do governo se confirmarem, a capacidade da geração distribuída no Brasil deve alcançar 6.000 MW de potência, aproximadamente a metade da capacidade de Itaipu.
O principal foco do plano é a geração solar fotovoltaica, a que usa painéis que absorvem a luz para gerar eletricidade.
INCENTIVOS
O programa estende de três para cinco anos o prazo para o uso dos créditos conseguidos por geradores residenciais. Esses créditos são criados quando uma unidade geradora residencial produz mais energia do que consome.
A energia gerada pelas unidades residenciais e devolvida ao sistema será isenta de ICMS, PIS e Cofins.
Para a indústria, foi reduzida a alíquota do imposto de importação, de um total de 14% para 2%, na importação de bens de capital para a produção dos equipamentos de geração.
O BNDES e o Banco do Brasil oferecerão uma linha de crédito especial para os investimentos feitos em geração distribuída.
Para o mercado livre de energia, segmento no qual a eletricidade é comprada e vendida diretamente por meio de contratos, foi criada uma regulação especial para que comercializadores –quem faz a intermediação desses contratos– compre a produção de microgerador