sábado, 10 de dezembro de 2011

Sistema Eólico para Residência

O aerogerador é do modelo Skystream de 2.4 kW de potência fabricado nos Estados Unidos, o mais eficiente e vendido no mundo para residências. Possui 5 anos de Garantia e longuíssima vida útil sem necessidade de qualquer tipo de manutenção. Seu regime de trabalho é altamente silencioso, aproximadamente 50 dB. As baterias são da Moura modelo Clean e tem vida útil de aproximadamente 5 anos. Já o sistema de Inversores que transformam a energia das baterias em alta voltagem (220 V) possui 6 kW de potência, o que permite ligar diversos equipamentos simultaneamente, incluindo o ferro elétrico de passar roupas bastante utilizado e indispensável pela proprietária da casa.

Residência Eólica 100% movida pela força dos ventos Nova instalação

Residência Eólica 100% movida pela força dos ventos Nova instalação
Localizada no extremo sul da praia da Vigia, no município litorâneo de Garopaba (a 80 km ao sul da capital Florianópolis, SC) no último lote ainda sem acesso a rede elétrica da concessionária local, a residência de alto padrão com 4 suítes recém construída inova na forma como recebe eletricidade utilizando um aerogerador para transformar o vento em energia para alimentar todos os equipamentos da casa, incluindo um elevador! O sistema de microgeração de energia eólica instalado pela Energia Pura funciona de forma muito simples: o aerogerador localizado no topo da casa produz eletricidade a partir do vento. Essa eletricidade é utilizada em tempo real pelos aparelhos da residência que estiverem ligados (geladeira, freezer, lava roupas, iluminação, tv/som, microondas, etc) e ainda carrega um banco de baterias (com 12 baterias estacionárias de 220 Ah, especiais para energias alternativas) que garante a eletricidade para os momentos sem vento.

São Paulo, 08 de Dezembro de 2011 - 17:41 Eletrosul inicia obra de novo complexo eólico com meta de adiantar operação em um ano Companhia obteve êxito na antecipação de usina do leilão de 2009 e agora busca repetir sucesso para aumentar ganhosDa redação

A Eletrosul oficializa nesta sexta-feira (9/12) o início das obras de mais cinco parques eólicos em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. As plantas, que ficam na fronteira com o Uruguai, fazem parte do Complexo Livramento, viabilizado em leilão de energia A-3 realizado em agosto deste ano pelo governo. O diretor de Engenharia e Operação da empresa, Ronaldo dos Santos Custódio, assinará a ordem de serviço que permitirá ao consórcio construtor os primeiros trabalhos de infraestrutura da área, com abertura de vias de acesso aos locais em que serão instalados os canteiros de obras e as turbinas. O complexo é fruto de uma parceria entre a Eletrosul (49%), o Fundo Rio Bravo Investimentos (41%) e a Fundação Eletrosul de Previdência e Assistência Social - Elos (10%). O consórcio construtor tem entre os membros a fabricante argentina de aerogeradores Impsa, a portuguesa Efacec, de equipamentos eletromecânicos, e a empreiteira local Iccila. As usinas que compõem o empreendimento são Cerro Chato IV (10MW), V (12MW) e VI (24MW), Ibirapuitã (24MW) e Cerro dos Trindade (8MW), totalizando 78MW. As usinas serão vizinhas dos três parques do Complexo Eólico Cerro Chato, que está em fase final de implantação. De acordo com Custódio, as obras começam palas usinas Cerro Chato IV e Cerro dos Trindade, que já possuem licenças de instalação do órgão ambiental competente. "A mobilização das obras, agora, é uma tentativa de antecipar em um ano o início da operação comercial do complexo", revelou o executivo, lembrando que o prazo estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica é até 1º de março de 2014. A meta de antecipar a geração de energia segue o objetivo alcançado em Cerro Chato, que já está colocando em operação suas últimas turbinas. A estatal explica que será necessária a abertura de 25 quilômetros de estradas, complementares aos 57 quilômetros já abertos para a construção do Complexo Eólico Cerro Chato. Em razão das dimensões dos módulos e equipamentos dos aerogeradores, as vias de acesso "são imprescindíveis". Pelo cronograma, a previsão é de que as escavações das fundações, construção das bases do aerogeradores e posterior montagem das torres sejam iniciadas em meados de 2012.