domingo, 27 de janeiro de 2013

Por que participar do Brazil Windpower 2013?


A energia eólica é a fonte de geração de energia elétrica que mais cresce no Brasil. Os cerca de 6.7 GW de potência nova já contratada a ser instalada garantem negócios da ordem de USD15 bi nos próximos anos.
O potencial eólico brasileiro é estimado em 300GW e a expectativa do setor elétrico brasileiro é de contratar pelo menos 2,0 GW por ano até 2020, acrescentando, a partir de 2012, mais 20GW de energia eólica ao sistema e movimentando cerca de USD50bi.
O Brazil Windpower, 4ª Conferência e Feira de Negócios, promovido anualmente pela ABEEólica, GWEC e Grupo CanalEnergia, é a melhor oportunidade para fazer negócios no mercado de energia eólica.
Não perca tempo e garanta a participação de sua empresa no maior evento de energia eólica da América Latina.



São Paulo, 23 de Janeiro de 2013 - 16:30 Projeto cria incentivos para energia solar Proposta tramita em conjunto com PL que tem caráter conclusivo e deve ser analisado pela comissão de Minas e Energia


Crédito: Agência Câmara
Um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados sugere a criação de uma série de incentivos para estimular o desenvolvimento da fonte solar no País. O Projeto de Lei 4529/12, de autoria do deputado Júlio Campos (DEM-MT), prevê a criação de fundos de investimentos para o setor, a concessão de benefícios tributários para que optar pelo uso da fonte, além de sugerir remuneração para a venda da energia excedente, proveniente da autogeração.
De acordo com o texto, os produtores de energia solar poderiam abater a energia gerada pelos painéis solares da sua conta, sendo que se o consumidor gerar mais do que consumir, terá direito a créditos que seriam compensados nos seis meses seguintes. Após esse prazo, o consumidor-produtor teria direito a receber o crédito em dinheiro. O PL distingue microgeradores (aqueles que geram até 100 quilowatts) e os minigeradores (geração entre 100 e 1.000 quilowatts). Nos dois casos, eles teriam direito à remuneração.
Para o autor do projeto, a legislação brasileira sobre energia solar está atrasada em relação ao cenário mundial e deveria incentivar ainda mais o uso dessa fonte. “O uso da energia solar promoverá a diversificação da matriz energética, possibilitando a redução de emissões de poluentes e o aumento da segurança energética nacional”, disse ao defender sua ideia.
Além destes pontos, o projeto do deputado Campos obrigaria os bancos do Sistema Financeiro da Habitação a incluirem o custo de sistema de aquecimento solar de água e de sistema de geração nos financiamentos imobiliários com recursos públicos, além de permitir um desconto, no Imposto de Renda Pessoa Física, dos gastos com compra e serviços utilizados na construção ou montagem de instalações destinadas ao aproveitamento de energia solar.
A proposta tramita em conjunto com o PL 3924/12, que tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 
Da redação, com informações da Agência Câmara