segunda-feira, 13 de maio de 2013

Principal data center da Apple usa energias renováveis

A Aplle está usando energia renovável em seu principal data center, localizado em Maiden, na Carolina do Norte (Estados Unidos), segundo comunicado oficial da empresa.

Em maio de 2012, a companhia já tinha divulgado sua intenção de se tornar sustentável e desde dezembro as atividades do centro de dados passaram a ser verdes.

As fontes de energia usadas são eólica, solar e geotérmica, e alimentam servidores que armazenam músicas, aplicativos e outros serviços, como iTunes, iMessage e iCloud, informou a maçã.

De acordo Peter Oppenheimer, CFO da companhia, a energia do data center é gerada por uma fazenda próxima ao local. Os 100 acres (40 hectares) contam com painés solares e células de combustíveis que convertem biogás em energia.

"Acreditamos que estes esforços irão resultar em aprendizagens para outras empresas. Além disso, a comunidade poderá se beneficiar também", comentou Oppenheimer.

A companhia também informou que outro data center sustentável está em construção em Prineville, Oregon (Estados Unidos). A Apple recebe 75% do seu total de energia a partir de fontes renováveis. Este número representa aumento de 40% em relação ao ano anterior.

O executivo não informou quanto a empresa investiu nos equipamentos.