quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A Energia Sustentável do Brasil.

O conceito de sustentabilidade é resultado da responsabilidade social, de melhores práticas de implantação de empreendimentos e da boa gestão dos recursos naturais. Baseado nesse conceito, o compromisso da Energia Sustentável pauta-se no trabalho realizado de forma ética e transparente, preservando os recursos naturais e culturais para as gerações futuras equilibrando, de modo sustentável, as demandas econômicas, sociais e ambientais ligadas à implantação do AHE Jirau.
A geração hidrelétrica, como a Usina Jirau, é a melhor e mais econômica opção de energia produzida em larga escala, pois é independente de combustíveis fósseis, reduzindo, assim, o volume de emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas.
Energia Sustentável do Brasil também acredita que é necessário proteger e gerir os recursos naturais ao mesmo tempo em que se promove o desenvolvimento social e econômico. Entretanto, isso tudo acontece sem deixar de lado o respeito aos direitos humanos e a necessidade de prosperidade econômica, além de adotar uma postura que assegura o suprimento de energia elétrica e a redução do uso de combustíveis fósseis, contribuindo de forma positiva para a sociedade e para o planeta.
Energia Sustentável do Brasil estabeleceu seus pilares de sustentabilidade. O “Diálogo com as partes interessadas” visa construir uma relação de longo prazo com a comunidade próxima, os governos e outras partes interessadas no projeto.
Em seguida está o “Desenvolvimento Local e Regional”. Centrado na promoção de mudanças e transformações sociais como a grande preocupação da Energia Sustentável.
A “Conservação da Biodiversidade” está associada às compensações ambientais com a criação de áreas protegidas para conservação de vegetação nativa. Além disso, a Energia Sustentável do Brasil ainda fará o estímulo a pesquisas, parcerias e programas de cooperação com universidades e centros de pesquisa que façam parte do projeto Jirau.
As premissas da sustentabilidade também se focam no fator das “Mudanças Climáticas”, buscando colaborar com a meta global de redução de emissão de gases.
A “Comunicação Social” pautada no respeito ao direito à informação, busca identificar canais de diálogo adaptados à linguagem para cada público-alvo.
Por fim, o fator “Impactos Econômicos”. Com a destinação dos recursos financeiros com o pagamento de royalties e tributos à União, aos estados e municípios, a Energia Sustentável do Brasil busca dinamizar a economia da região, além de ações de apoio a projetos que visem geração sustentável de renda.