sábado, 28 de março de 2015

'Tinta' solar deixar pintar painéis solares em qualquer superfície


O mundo precisa desesperadamente de se voltar para fontes de energia renováveis e não poluentes, e a energia solar continua a ser uma das que mais nos faz sonhar com um futuro 100% limpo. Mas enquanto continuamos a aguardar por painéis solares eficientes e económicos, um grupo de investigadores diz ter conseguido criar "tinta" solar.

Muitos investigadores continuam a explorar formas de baixar os custos de produção dos painéis solares, mas em breve a criação de um painel solar poderá ser algo que poderá ser feito pintado uma superfície com uma pistola de pintar à pressão.

Embora este não seja o primeiro painel solar "em tinta", a utilização de um novo material - perovskite - que permite absorver grande quantidade de luz numa espessura reduzida (apenas 1 micron) permite que este novo sistema atinja já 11% de eficiência. Um valor ainda distante dos 19% obtidos por este material em forma sólida, mas que já mostra avanços substanciais face às primeiras gerações deste produto (que se ficavam por 1%). Caso se consiga atingir os 19-20% já se começa a ficar bastante próximo dos 25% obtidos pelos painéis convencionais de silício (há materiais que conseguem eficiências superiores, mas que são demasiado dispendiosos ou de difícil produção para que possam ser utilizados comercialmente.)

É graças a este avanço na eficiência, e pelo facto deste novo material ser bastante mais barato que o silício - para além de permitir que se transformem em painéis solares todo o tipo de superfícies curvas e irregulares: da carroçaria de um automóvel à caixa de um smartphone, ou qualquer outra coisa - que estes investigadores dizem que poderemos estar finalmente próximos da tal "revolução solar" que há muito se aguarda. Esperemos que sim.

'Tinta' solar deixar pintar painéis solares em qualquer superfície

'Tinta' solar deixar pintar painéis solares em qualquer superfície