domingo, 13 de outubro de 2013

16 Factos Interessantes Sobre a Energia Solar

Factos interessantes sobre energia solarA energia solar é uma fonte de energia alternativa, e pode dizer-se que encerra o maior potencial em termos de consumo humano. A energia solar encontra-se à disposição e pode ser aproveitada em praticamente todo o lado. Ela constitui ainda uma fonte de energia limpa e maravilhosamente gratuita. Outra vantagem é que a tecnologia necessária para fazer a energia solar funcionar já existe.
Para que possa conhecer melhor esta fonte de energia ecológica apresentamos-lhe 16 factos sobre a energia solar que o vão ajudar a compreender melhor e a apreciar o sol, bem como aquilo que ele pode oferecer:

1. A energia solar não é uma novidade

A tecnologia e o equipamento actualmente utilizados para aproveitar a energia oriunda do sol podem ser modernos, mas na realidade esta prática já é antiga. De facto, ela era já aproveitada pelos gregos antigos e pelos índios americanos, remontando a pelo menos 400 AC. O calor gerado pelo sol era amplamente utilizado para aquecer as casas.
Os romanos também utilizavam os raios solares, instalando janelas de vidro para deixar o sol entrar e aquecer as casas. Esta energia era ainda maximizada para o crescimento de plantas em pequenas estufas de vidro.

2. A primeira ferramenta construída para captar os raios solares foi construída há mais de 200 anos

O vidro tornou-se um material popular em construções, na joalharia e mesmo em experiências científicas. Ao observar que as divisões e as carruagens aqueciam quando a luz atravessava o vidro, um naturalista europeu chamado Horace de Saussure decidiu construir uma primeira versão da “caixa quente” no final da década de 60 do século XVIII. Mais tarde foram construídas outras caixas quentes com resultados cada vez mais promissores. Um bom exemplo foi o das caixas quentes construídas pelo astrofísico John Herschel nos anos 30 do século XIX.

3. A tecnologia que abastece os painéis utilizados na energia solar tem-se mantido a mesma, de uma forma geral, durante toda a última década

A maioria dos painéis que são atualmente instalados em telhados utiliza basicamente o mesmo esquema que os painéis instalados há cerca de dez anos atrás.

4. O sol produz mais energia do que aquela que nós precisamos

O sol converte 600 milhões de toneladas de protões em hélio a cada segundo, libertando-o sob a forma de energia. Nós precisamos de apenas 1/10,000 dessa energia.

5. Os combustíveis fósseis são o resultado da ação do sol

O petróleo, o carvão e o gás natural são tipos de combustíveis fósseis constituídos por materiais orgânicos oriundos dos corpos de plantas e de animais que viveram há muito tempo atrás e que dependeram do sol para se alimentarem e sobreviverem.

6. Até Albert Einstein participou no processo

Em 1921, Einstein recebeu o Premio Nobel pelos seus trabalhos realizados sobre o efeito fotoelétrico.

7. A energia solar é o tipo de energia mais limpo que existe

Um dos factos mais relevantes no que diz respeito à energia solar é que a energia oriunda do sol é a mais amiga do ambiente, quando comparada com outras formas de energia alternativa. Ela oferece ainda um padrão consistente de qualidade, sendo por isso uma fonte de confiança.

8. A energia solar é uma energia calma

Outra vantagem ligada à utilização deste tipo de energia é a ausência de relâmpagos ruidosos, peças em movimento ou silvos de vapor. Não só é uma energia limpa como não é ruidosa, e por essa razão a sua utilização é ideal, tanto em áreas urbanas como rurais.

9. Em última análise o sol é mais barato do que os combustíveis retirados da terra

A energia solar é calculada com base nos quilowatts por hora, onde 1 quilowatt corresponde a 1,000 watts. A 1 kW de energia produzida num gerador solar correspondem aproximadamente 170 lb de carvão. Ao escolher esta fonte de energia alternativa está a evitar que 300 lbs de dióxido de carbono sejam libertados e poluam o ambiente.

10. A energia solar é uma fonte de energia muito flexível

A energia oriunda do sol pode ser aproveitada num amplo leque de aplicações, desde aplicações em pequena escala (como casas de pequenas dimensões, cabanas, jardins) a aplicações de grande escala (mansões, edifícios comerciais, fábricas). Ela pode abastecer de energia uma pequena lâmpada, aquecer uma piscina de grandes dimensões, alimentar um carregador portátil, fazer um microondas funcionar ou mesmo um automóvel.

11. Ela encerra um grande potencial no campo da aeronáutica

Em 1990 foi construído um avião movido a energia solar, que cruzou o território americano. O avião utilizou apenas energia produzida a partir do sol e voou mais de 4,000 km. A tecnologia é promissora, mas ainda tem de ser aperfeiçoada para poder ser utilizada de forma comercial.

12. A maior estação de energia solar que utiliza um sistema de rastreamento foto voltaico situa-se na Bavária 

A electricidade solar Arnstein fornece 12 mega watts de energia, utilizando o sol como a sua única fonte de energia. Ela alberga cerca de 1,400 painéis solares e pode fornecer energia suficiente para abastecer mais de 3,000 casas. Em termos de capacidade ela é seguida de perto pela Bavaria Solarpark, que fornece 10 mega watts de energia. O que é mais impressionante nestes dados é que a Alemanha recebe apenas uma quantidade moderada de sol.
No entanto, a maior estação de energia situa-se nos EUA. Esta estação encontra-se no deserto Mojave, na Califórnia. O sistema gerador de energia solar produz uns colossais 354 mega watts.

13. O tamanho importa

No que toca a painéis solares, a eficiência depende do tamanho. Embora uma quantidade pequena de painéis chegue para captar energia solar e utilizá-la da forma que entender, a energia que ela produz pode não ser suficiente para sair da rede. Para gerir uma casa que dependa maioritariamente da energia solar são precisos painéis solares de grandes dimensões – muitos – pelo que precisa de uma quantidade de espaço significativa no seu quintal para aumentar a eficiência do processo.

14. O preço da energia solar está a descer

Uma das principais razões pelas quais a energia solar ainda não se tornou numa das maiores fontes de energia em residências e instalações comerciais é o preço do seu equipamento. Mas com o aumento da produção os preços dos materiais estão a tornar-se relativamente acessíveis.

15. A energia solar pode reembolsar-lhe o investimento

Ao instalar painéis solares pode produzir energia a mais, e é possível vender esta energia em excesso à rede. Já muitas pessoas o estão a fazer e a receber um retorno do seu investimento.

16. A energia solar pode marcar a diferença

Estima-se que 2 biliões de pessoas não tenham acesso à eletricidade no nosso planeta. A energia solar pode resolver este problema.