segunda-feira, 2 de maio de 2011

29.04.11 | Smart Grid em todo o País custaria de 15 a 20 bilhões de reais


Fonte: Estadão - 28.04.2011
Brasil - A implantação de redes inteligentes de distribuição de energia elétrica - conhecidas como Smart Grid - em todo o Brasil custaria entre 15 e 20 bilhões de reais, estimou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
Segundo o ministro, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou na quinta-feira, 28 de abril, o aprofundamento dos estudos sobre Smart Grid. "Os estudos vão definir se devemos aplicar o sistema no país todo ou apenas em alguns estados", disse.
Lobão salientou que, apesar dos custos elevados, a Smart Grid permite maior eficiência no uso da energia elétrica e redução do consumo.
Redes inteligentes permitem que o consumidor programe seu consumo e facilita a identificação de problemas e correção de falhas.
Na reunião do CNPE também foi definida a criação de um grupo de trabalho para avaliar a possibilidade de se exigir conteúdo local mínimo nos investimentos da área de energia elétrica, semelhante ao que existe hoje no setor de petróleo.
Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham a necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa

28.04.11 | Duas dezenas de empresas portuguesas premiadas por pouparem energia


,





,
Fonte: Jornal de Negócios - 27.04.2011
Portugal - O Governo português distinguiu 21 empresas pelos resultados obtidos em matéria de eficiência energética, premiando companhias diversas como a Sonaecom, EDP, Bosch, Brisa e Revigrés.

O que têm em comum a Carris, a EDP, a Nestlé Portugal e a Sonaecom? Embora cada qual desenvolva um negócio próprio, todas têm tomado medidas para reduzir as suas faturas energéticas, de tal forma que viram hoje premiados os seus esforços ganhando o prêmio de “Empresa Mais Eficiente”, numa iniciativa promovida pelo governo português.

Nessa mesma categoria também a ANA, Efacec, Sonae Indústria e Águas do Douro e Paiva foram premiadas. Além destas, outras 13 empresas receberam a distinção de “Empresa Eficiente”, nomeadamente a Accenture, Agere, Bosch Car Multimédia, Bosch Termotecnologia, Brisa, Cisco, Lipos, Novadelta, Pepsi, Procalçado, Revigrés, Schneider e Toyota Caetano.

No total, a primeira edição dos Prêmios de Eficiência Energética destacou duas dezenas de empresas, de um total de uma centena que se candidataram nesta iniciativa da Direção Geral de Energia e Geologia e da Adene – Agência para a Energia, em parceria com a Premivalor Consulting.

Os prêmios agora atribuídos resultam da análise às respostas ao estudo Barómetro Eficiência Energética – Empresas em 2010, uma metodologia baseada num questionário técnico que visou quantificar e valorizar os métodos inovadores e boas práticas de eficiência energética nas empresas, com o intuito de promover a sustentabilidade no consumo e na produção de energia.

O estudo aborda e quantifica o desempenho da empresa em várias áreas, com interação entre a atividade da empresa e a energia, desde a estrutura dos seus edifícios até à utilização de energias renováveis, passando pela iluminação, sistemas de climatização, equipamentos, gestão de resíduos e mobilidade.
Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham a necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.