domingo, 23 de outubro de 2011

21.10.11 | Iluminação LED reduz em até 88% custos com energia elétrica Fonte: Avisite - 20.10.2011


São Paulo - Uma empresa norte-americana – a Once Innovations (ONCE) - está anunciando o desenvolvimento de uma luminária específica para a avicultura (de corte, de postura e de reprodução) que, segundo afirma, pode reduzir em até 88% os custos com energia elétrica.

Mas a economia com energia parece ser apenas o aspecto menos importante do novo produto. Pois, conforme seus idealizadores, ele foi desenvolvido com vistas a aumentar a produção e a produtividade, especialmente nos segmentos de postura e reprodução. Nesse sentido, todo o projeto foi direcionado com base em pesquisas que demonstraram a melhora do estado sanitário, do bem-estar e das atividades de reprodução de aves expostas a determinados comprimentos de ondas de luz do espectro eletromagnético.

A par desses fatores e levando em conta, ainda, o comportamento natural das aves, a ONCE chegou a uma luminária baseada em LEDs (sigla, em inglês, de diodos emissores de luz) que - comparativamente às lâmpadas incandescente, CFL (fluorescente compacta), LPS (de vapor de sódio) ou, mesmo, LED convencionais - realça os espectros azul e vermelho e proporciona melhores resultados na avicultura.

Conforme o Diretor de Tecnologia da ONCE, “o conhecimento dos efeitos biológicos da exposição da retina e do hipotálamo à intensidade, cor e período de tempo da iluminação artificial conduziu a uma luminária que, a um só tempo, reduz o estresse das aves, aumenta a produção e reduz os custos com energia elétrica.

Clique aqui para conhecer, no site da ONCE, mais detalhes a respeito da nova luminária. Por sinal, no mesmo local está disponível (em inglês) o estudo “A ciência da iluminação na avicultura do ponto de vista das aves”.

Na Austrália, roupas militares captam energia solar Painéis são ainda mais finos e leves, mas geram a mesma quantidade de energia que a tecnologia convencional 22 de Agosto de 2011 | 16:48h


Além de armas, munições e outros equipamentos de guerra, os soldados modernos também precisam carregar baterias para seus acessórios eletrônicos. Mas pesquisadores da Australian National University resolveram diminuir o peso das mochilas dos militares: criaram uniformes com painéis solares embutidos. Isso pode deixar as operações mais fáceis e permitir que os recrutas obtenham melhores resultados.

Os painéis conseguem gerar até 140 watts de energia e suportam temperaturas de -73 a 65 graus Celsius. Elas são facilmente acopladas à roupa e, apesar de terem a espessura inferior a um fio de cabelo, podem gerar energia equivalente às placas convencionais e podem ser enroladas para armazenamento.

As placas são colocadas no capacete, mochila ou no próprio uniforme e foram desenvolvidas pela Transform Solar, em Idaho, EUA. Além do uso militar, aplicações civis também fazem parte dos planos: "Todos precisamos de energia móvel. As células têm aplicações militares e não-militares também. Aparelhos como iPods, iPhones, sensores e vários outros podem fazer uso dessa tecnologia", diz Andrew Blakers, investigador e "cobaia" da experiência, para o site Ecouterre.

Teclado sem fio para Mac usa energia solar para recarregamento


Reprodução

A Logitech acaba de anunciar o teclado Wireless Solar Keyboard K750 para Mac. O gadget é wireless e possui diversos botões personalizados. Mas o mais legal é que não há necessidade de correr atrás de pilhas, pois o teclado é recarregado por energia solar, podendo ser até mesmo utilizado no escuro por 3 meses, segundo o fabricante.

O K750 possui botões de ajustes de brilho e musicais, botão de "eject" e outros comandos. Na parte superior estão as células solares, que funcionam com luz do sol ou luz artificial. Com cerca de 5 milímetros de espessura, o teclado promete agradar por sua leveza, além de ter um design bem bonito.

Apesar de ser um teclado sem fio, não há uso de Bluetooth. A Logitech possui um sistema chamado "Logitech Unifying Receiver", que é plugado em seu Mac. O teclado ainda não está à venda no Brasil, mas custa US$59,99 (cerca de R$95) nas lojas americanas e é oferecido nas cores prata, preto, rosa, verde ou com as células em vermelho.