domingo, 2 de agosto de 2015

ESTRADAS COM ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

Será que daqui a uns anos no futuro a sua viagem de verão será feita em cima de… painéis solares? O casal Julie e Scott Brusaw dos Estados Unidos da América acreditam que sim e lançaram o desafio aos investidores individuais com a sua campanha de crowdfunding no website “IndieGoGo”
A uma primeira vista a ideia poderá parecer estapafúrdia, mas olhando com atenção apercebemo-nos de detalhes que poderão fazer toda a diferença. Não só estas estradas pretendem gerar energia mas pretendem ainda ser uma nova geração de superfícies inteligentes e dinâmicas.
estradas solares
A estrutura está dividida em blocos hexagonais compostos de várias camadas de vidro altamente resistente intercalado com painéis solares, sensores, iluminação LED e ainda um sistema de aquecimento para derreter a neve no pavimento. Esta tecnologia toda junta pretende que a estrada onde circula possa em tempo-real disponibilizar informações de tempo, limite de velocidade, acidentes de viação, ou avisos aos condutores. Tudo isto controlado automaticamente por um computador.
Tal como qualquer estrada que existe atualmente, estas estradas necessitam de manutenção, aqui entra o seu poder de gerar energia solar. Estas estradas estão projetadas para gerar mais do que o necessário em Energia Solar para que se possam pagar a si próprias e ainda mais.
Pode saber mais sobre o projeto neste vídeo:

Estapafúrdio ou não, a verdade é que este projeto já angariou mais de 2 milhões e 200 mil euros dos internautas no famoso site de Crowdfunding, tornando assim cada vez mais possível que no futuro possamos ver estradas destas mesmas em nosso País.

País Impulsionado a Energia Fotovoltaica Solar

Tokelau o país 100% impulsionado a Painéis Fotovoltaicos

Tokelau é um dos países mais remotos do mundo, e é agora também o primeiro país 100% impulsionado por Energia Solar.
A ilha dispõem assim de um Sistema de 1MW e poderá ser este também um dos maiores sistemas isolados do mundo, e irá até exceder os requisitos dos seus 1411 Habitantes locais que lá vivem durante o ano. Cumprindo assim 100% das suas obrigações no que toca às mudanças climáticas.
O País consiste de 3 pequenas ilhas no Oceano Pacífico Sul. A sua área cobre 10 Km quadrados e está localizada a norte de Samoa, sendo apenas acessível via marítima (barco).
Até agora as 3 ilhas dependiam de geradores a diesel para as suas necessidades Energéticas, mas esta mudança não só eliminou as suas dependências Energéticas como ainda transformou o país numa referência mundial para o movimento verde.
tokelau energias renovaveis
Os 3 Sistemas de Fotovoltaicos, foram instalados por uma empresa da Nova Zelândia e o trabalho no projecto iniciou-se em Junho, sendo utilizados um total de 4032 Painéis Fotovoltaicos, cerca de 430 inversores, e 1344 baterias para armazenamento de Energia Fotovoltaica.
Os antigos geradores de energia a diesel do país gastavam cerca de 200 litros de combustível diariamente, agora, o país eliminou completamente esta dependência e usa os fundos para pagar o investimento no projecto Fotovoltaico. Com os fundos adicionais, que este investimento permitiu, o país conta também agora investir nos serviços de educação e saúde do estado.

Painel Solar Fotovoltaico (Auto Adesivo )


Solar Global desenrola-pau em Painéis Solares

Módulos Solares de película fina flexíveis são projetados para ser colado telhados comerciais planas ou integrado diretamente em materiais de membrana de cobertura.

Cola pode ser o ingrediente mágico para tornar a energia solar mais barata.
Empresa Global Solar Solar na terça-feira lançou uma linha de módulos solares flexíveis que são projetados para edifícios comerciais telhados planos.
Em vez de instalar sistemas de prateleiras para segurar painéis solares coberto de vidro pesados, módulos PowerFlex BIPV da empresa pode ser aderido em um telhado ou construído para a direita em materiais de cobertura. Os módulos são mais rápidos para o instalador, o isqueiro, e não requer quaisquer penetrações do telhado, de acordo com a empresa.
Módulos solares da Global Solar utilização de células solares de película fina e pode ser anexado a coberturas planas sem acumulando.
Módulos solares da Global Solar utilização de células solares de película fina e pode ser anexado a coberturas planas sem acumulando.Global Solar
O custo de instalação de módulos solar global é mais ou menos como painéis de silício policristalino tradicionais com cremalheiras, disse Jean-Noel Poirier, o vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios. Mas porque não há necessidade de espaçamento entre as prateleiras, as flexíveis módulos de película fina pode cobrir mais espaço do telhado e gerar mais energia, disse ele. 
A empresa planeja vender seus módulos solares - longas tiras de painéis solares quase 19 pés de comprimento e 1,5 pés de largura - através de fabricantes de membrana do telhado. As células solares são feitas a partir de uma combinação de cobre, índio, selénio, e gálio (CIGS) e realizar relativamente bem em áreas que não têm sol directo, disse Poirier.
A empresa pretende obter a certificação para os módulos, que estão sendo avaliadas pelas empresas membrana de cobertura agora, até o final do ano e espera iniciar a produção no início do próximo ano.
Solar Global, uma das muitas empresas de energia solar células solares CIGS em desenvolvimento e módulos, agora tem 75 megawatts de capacidade de produção em duas fábricas em Tucson, Ariz., E Berlim. Até agora, a empresa forneceu células solares para os fabricantes de painéis, mas está agora a fabricar seus próprios módulos de fotovoltaicos integrados à construção, disse o CEO Jeff Britt.

Dessalinizador de Água Solar Ftotovoltaico


Máquina portátil Desonelator que Dessaliniza Água do Mar



solar-desolenator

O Projeto Desonelator está neste momento a procurar financiamento coletivo para ser produzido em larga escala.
A falta de chuva, o aquecimento global são algumas das previsões para o futuro do Planeta Terra nos próximos anos. Diante deste cenário nada animador, uma invenção desenvolvida por um grupo de engenheiros indianos e ingleses pode ser fundamental para o destino da humanidade.
O Desonelator é um equipamento portátil que permite dessalinizar a água do mar, tornado-a assim potável e ideal para o consumo humano.
Apesar de já existirem grandes sistemas capazes de retirar o sal da água, o Desonelador se diferencia pelo seu tamanho e flexibilidade, este equipamento portátil pode ser usado nos lugares mais remotos e com difícil acesso.
desonelador-dessalinizador-portatil-2
O Desonelator surge como uma solução para um problema cada vez mais comum em todo mundo. Segundo os dados da ONU, metade da população mundial já vive em áreas onde a àgua é escassa.
O Desonelador promete extrair 15 litros de água potável por dia.
Para que ele seja acessível às regiões mais carentes ou afastadas, o Desonelador é equipado com Paineis Solares Fotovoltaicos, que fornecem toda a Energia elétrica necessária para o seu funcionamento.
Assim o Desonelador consegue assim ser um equipamento completamente portátil e independente das redes de transmissão.
desonelador-dessalinizador-portatil-esquema
Num dia de Sol é possível desslinizar até 15 litros de água por dia, que podem ser consumidos imediatamente, sem a necessidade de filtros ou elementos químicos para a remoção de poluentes.
A vida útil do sistema desonelador é de, pelo menos, 20 anos.
Fonte: Portal Energia

Montagem do Aerogerador Enercon E-101

Video Montagem passo-a-passo de Aerogerador Enercon E-101



Caraterísticas do Aerogerador Enercon E-101

  • Potência nominal: 3050 / 3.500 kW
  • Diâmetro do rotor: 101 m
  • Área do vento (DIBt): WZ IV
  • Classe de vento (IEC): IEC/EN IA
  • Caraterísticas do aerogerador: Sem engrenagem, rotação variável, controlo individual das pás

Rotor

  • Tipo: Rotor a barlavento com controlo do ângulo de passo das pás activo
  • Direcção da rotação: Horária
  • Número de pás: 3
  • Área varrida pelas pás: 8.012 m²
  • Material da pá: PRFV (resina epóxi); pára-raios integrado
  • Velocidade: Variável, 4 – 14,5 rpm
  • Controlo de pitch: Sistema ENERCON de regulação individual das pás, cada pá tem um sistema autónomo de regulação, com fonte de alimentação de emergência

Transmissão com gerador

  • Rolamento principal: Com dois rolamentos cónicos
  • Gerador: Gerador circular ENERCON com accionamento directo
  • Abastecimento da rede: Inversor ENERCON
  • Sistema de travagem: 3 sistemas autónomos de regulação das pás, com fonte de alimentação de emergência, Travão do rotor, Bloqueio do rotor, em sectores angulares de 15 °
  • Controlo do yaw: Activado por engrenagens de regulação, amortecimento dependente da carga
  • Velocidade de paragem: 28 – 34 m / s (com controlo de tempestade ENERCON)
  • Sistema de monitorização remota: ENERCON SCADA
Fonte – enercon.de

Nova linha de Painés Solares ET Solar

ET Solar Lança
Módulos New GenerationAC no Japão
 
Fonte: ET Solar 
Recentemente, ET Solar lançou seus novos módulos de geração de corrente alternada no PV Japão de 2015.
Em cooperação com Northern Electric and Power (NEP), uma empresa dedicada ao fornecimento state-of-the-art produtos de inversor solar. ET Solar desenvolveu novos módulos AC geração que estão totalmente integrados com BDM-300 micro inversores do NEP. Com apenas 25 mm de espessura, este micro inversor é actualmente considerado como sendo o produto mais fino na sua classe em todo o mundo.
Sistema AC Módulo de ET Solar oferece até 25% mais rendimento de energia do que os sistemas fotovoltaicos convencionais que utilizam cordas ou centrais inversores, minimizando a perda de sombreamento do sistema devido a árvores e outras obstruções em cima ou perto telhados residenciais e comerciais, além de reduzir até 50% do PV design do sistema e custo de instalação.
"O Japão adicionado ao redor 10 GW de nova capacidade PV em 2014, tornando-se o segundo maior mercado de PV no mundo, e estamos plenamente confiantes sobre as perspectivas de mercado e se dedica a fornecer produtos solares e serviços superiores no Japão", Patrick Guo, vice- Presidente da ET Solar, comentou. "Com as tecnologias de ponta da NEP e inversores solares líderes da indústria, nossos novos módulos AC geração terá um papel muito significativo no mercado de PV japonês."
Dr. Jing Wang, CEO da NEP, disse: "Estamos muito animado para trabalhar com ET Solar ET Solar é um fabricante líder global de módulos solares Particularmente, ET Solar é um pioneiro eo maior fornecedor módulo AC dos últimos anos.. globalmente. ET Solar ganhou muita experiência preciosa em módulos CA e tem um monte de clientes do módulo de corrente alternada. Ao trabalhar em conjunto, acredito que podemos oferecer aos nossos clientes no Japão de alta qualidade e os produtos mais seguros. "
Sr. Nakamura, diretor executivo da NEP Japão, disse: "mercado residencial do Japão é enorme e continua a crescer inversores Micro não têm alta tensão DC ininterrupta, enquanto outros inversores têm alta tensão DC ininterrupta em telhados todo o tempo de segurança é sempre a primeira.. preocupação. micro inversor de NEP foi certificado e pode ser vendido em todo o Japão. Junto com ET Solar podemos servir melhor os nossos clientes. "