sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Pesquisadores desenvolvem tinta que capta energia solar.



Resumo: Com o mesmo resultado de células solares, tinta pode ser aplicada em paredes para captar energia
Tinta solar


Imagine ter sua energia gerada pela tinta que você usou para decorar as paredes do lado de fora de sua casa? Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, criaram algo que pode tornar isso realidade. Eles desenvolveram uma "tinta solar", que pode gerar energia elétrica.

A base da tecnologia são as nanopartículas semicondutoras, chamadas de "pontos quânticos", que produzem elétrons quando são expostos a luz ultravioleta, ou seja, geram energia.  As partículas são misturadas com álcool e água para se obter uma pasta, que, ao ser aplicada em uma superfície transparente e ser exposta a luz do sol, gera eletricidade.
Para Prashant Kamat, professor de química e bioquímica na universidade, a ideia era fazer "algo transformador, para ir além da atual tecnologia solar baseada em silício". 

Assim, "incorporando nanopartículas produtoras de energia, nós fizemos tintas solares que podem ser aplicadas em qualquer superfície condutora sem equipamentos especiais", segundo o site Science Daily.     O projeto ainda está em fase de testes, mas já traz vantagens: a tinta pode ser feita de forma mais barata e em maior quantidade. 

Energia solar é promessa para o futuro 2014 x 2050

Em 2050, serão gerador cerca de 3 mil gigawatts de energia a partir de paineis solares

Ainda está longe de se tornar realidade, mas um relatório indica que em 2050, cerca de 11% da energia elétrica consumida em todo o mundo será produzida a partir de paineis solares. Divulgado nesta segunda-feira, 03, o estudo foi realizado pela Agência Internacional de Energia - IEA, em inglês.

Para isso, daqui a 40 anos, serão gerados 3 mil gigawatts de energia limpa. Um pouco mais cedo, em 2030, esse número será consideravelmente menor, mas chegará a 900 megawatts.

Mas, para atingir números como esses, a tecnologia que envolve o mercado também precisa continuar se aperfeiçoando. Nesta segunda-feira, nos Estados Unidos, a empresa SunPower lançou novos paineis solares capazes de serem 19% mais eficientes do que os modelos já existentes no mercado.

De acordo com a fabricante, os produtos da nova linha E19 oferecem melhor desempenho por possuírem um revestimento antirreflexo, fator que permite maior captura de luz solar. Outra característica é o maior espaço da superfície das células, o que possibilita gerar mais energia por watt.

A companhia diz que as novas placas estão disponíveis para aplicações comerciais e residenciais. O produto chega à América do Norte e à Europa em meados agosto deste ano.