domingo, 9 de fevereiro de 2014

ENERGIA TERMOSOLAR


A energia termosolar, é a quantidade de energia que um determinado corpo é capaz de absorver, sob a forma de calor, a partir da radiação solar incidente no mesmo. Uma forma de utilizá-la é a geração de energia elétrica por meio de um conjunto de espelhos móveis que concentram a radiação do sol em um tubo central que gera vapor capaz de mover uma turbina elétrica. A utilização dessa forma de energia implica saber captá-la e armazená-la. Os equipamentos mais difundidos com o objetivo específico de se utilizar a energia solar termosolar são conhecidos como coletores solares.
Este tipo de energia utiliza a energia solar térmica para gerar eletricidade. Nesse tipo de sistema, em um primeiro momento se obtém energia solar térmica e só depois se utiliza esta energia para produzir eletricidade através de uma turbina ou motor. Os exemplos de utilização são os de qualquer equipamento elétrico, porém esta tecnologia geralmente é utilizada em larga escala e por isso os equipamentos não são vistos em residências.
Uma curiosidade e grande diferencial desta tecnologia com relação à Energia Solar Fotovoltaica é a capacidade de armazenar o calor de forma bem mais econômica que a eletricidade, que necessita de baterias.

Baixa Temperatura
A energia termosolar de baixa temperatura possui muitas aplicações domésticas como aquecimento de água, por exemplo. Tal conversão é feita em coletores planos, que operam a baixas temperaturas (até 100°C), absorvendo a radiação solar e transferindo a energia para aquecer a água.

Alta Temperatura
A tecnologia termosolar necessita de áreas com grande insolação para poder concentrar a radiação para produzir eletricidade.
A radiação solar pode ser empregada para produzir calor à alta temperatura que por sua vez pode ser utilizado para produção de vapor e geração de eletricidade. Este processo destina-se à conversão termosolar para produção de eletricidade.