sábado, 26 de outubro de 2013

Micro e Mini-geração – Sistema de Compensação de Energia Elétrica.

Conforme as regras estabelecidas pela Resolução ANEEL nº 482/2012, é permitido aos consumidores instalar geradores de pequeno porte em suas unidades consumidoras e utilizar o sistema elétrico da Copel para injetar o excedente de energia, que será convertido em crédito de energia válido por 36 meses e que poderão ser utilizados para abater do consumo da própria unidade consumidora nos meses seguintes, ou de outra unidade do mesmo titular.

A regra é válida para centrais geradoras que utilizem fontes incentivadas de energia (hídrica, solar, biomassa, eólica e cogeração qualificada) e que sejam conectadas na rede de distribuição por meio de unidades consumidoras.

Classificação da central geradora segundo a potência instalada:

Microgeração
Minigeração
Menor ou igual a 100 kW
Superior a 100 kW e
menor ou igual a 1.000 kW

ATENÇÃO: Antes de conectar qualquer gerador em paralelo com o sistema elétrico da Copel é necessário solicitar o acesso e seguir os procedimentos previstos nas normas relacionadas. A conexão de gerador sem o consentimento da distribuidora coloca em risco os profissionais que trabalham na rede elétrica e pode prejudicar o bom funcionamento do sistema elétrico. 
Solicitação de Acesso
O cliente interessado em aderir ao sistema de compensação de energia elétrica deve formalizar à Copel sua intenção através de uma Solicitação de Acesso.

A unidade consumidora onde será instalada a central geradora deverá estar na condição ligada, ou seja, ativa no sistema da Copel. Não é possível fazer a solicitação em caso de ligação nova ou para unidades consumidoras desligadas.

No sistema de compensação de energia elétrica, a potência instalada de geração é limitada à carga instalada (unidades consumidoras atendidas em baixa tensão) ou à demanda contratada (unidades consumidoras atendidas em média ou alta tensão). Caso o cliente deseje instalar uma potência superior a esse limite, deve solicitar previamente o aumento de carga (baixa tensão) ou o aumento de demanda (média e alta tensão). Nesses casos poderá haver participação financeira do consumidor.

A Solicitação de Acesso deve ser entregue pessoalmente em uma agência de atendimento, e deve conter:

Formulário para Solicitação de Acesso de Micro e Minigeração Distribuídas;
- Projeto das instalações de conexão, incluindo memorial descritivo, localização, arranjo físico e diagramas, conforme a seção 3.3 do módulo 3 do Prodist;
- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) sobre o projeto e a instalação;
- Licença ambiental, ou dispensa, emitida pelo órgão ambiental competente; e
- Toda informação disponível a respeito da unidade geradora que será utilizada.

Recomenda-se fortemente a contratação de profissionais qualificados para o projeto e a instalação da central geradora, bem como a aquisição de materiais e equipamentos certificados.

Inversor
É um componente do sistema de geração que converte em corrente alternada (compatível com a rede elétrica) a energia produzida em corrente contínua pelas unidades geradoras, sendo geralmente utilizado em sistemas de geração cuja fonte é solar ou eólica. Nem todos os sistemas de geração necessitam de inversor. O profissional responsável pelo projeto e instalação da central geradora identificará quando for indicado seu uso.
Internamente, o inversor deve conter funções de proteção e seu funcionamento deve atender as normas NBR vigentes e, por isso, somente será aceita a utilização de modelos previamente verificados e liberados pela Copel. Os modelos já liberados são os seguintes:
Fabricante
Modelo
Potência (kWp)
Advanced Energy
PV Powered - PVP2000
2,0
CP Eletrônica
INVSOL 1000
1,0
Enphase Energy
M215
0,27
KLNE
Sunteams 1500/2000/3000
1,5/2,0/3,0
SAJ
Sununo TL1.5K/2K/3KA/3KB/4KA/4KB/5K
1,5/2,0/3,0/3,3/4,0/4,4/5,0
SMA
Sunny 4600A/5000A/6000A
4,6/5,0/6,0
Steca
Stecagrid 2020
2,0
Xantrex
GT2.5/3.0/3.3/3.8/4.0/5.0
2,5/3,0/3,3/3,8/4,0/5,0

    Caso o modelo a ser utilizado não conste na relação acima, a solicitação para verificação e liberação deve ser registrada junto à Copel, preferencialmente pelo fabricante do equipamento ou seu representante.
    O procedimento para a verificação e liberação deve ser solicitado através do endereço eletrônicoliberacao.inversores@copel.com.

    Parecer de Acesso
    É o documento elaborado pela Copel em resposta à Solicitação de Acesso, onde são informadas as condições de acesso e os requisitos técnicos para a conexão das instalações de micro ou minigeração à rede elétrica.

    Será emitido em até 30 dias a partir da Solicitação de Acesso, ou em 60 dias caso sejam necessárias obras na rede.

    Vistoria
    Após a instalação da central geradora, a Copel fará uma vistoria na unidade consumidora a fim de verificar o atendimento ao Parecer de Acesso e às normas pertinentes.
    Se aprovada a vistoria, o medidor convencional será substituído por um novo, que medirá tanto a energia consumida quanto a energia injetada na rede. A conexão da microgeração ou minigeração distribuída estará concluída e o consumidor fará jus ao regime de compensação de energia elétrica. A diferença de custo entre os medidores será cobrada na fatura seguinte à aprovação da vistoria.

    Para saber mais:

    Usando robôs na produção de energia solar.

    Richmond, Califórnia – Em um pátio empoeirado sob o implacável sol de agosto, Rover trabalhava duro, erguendo painéis solares de 20 quilos de uma pilha e instalando-os, um por um, em um trilho de concreto. A alguns metros dali, o companheiro de Rover, Spot, movia-se por uma fileira de painéis, limpando meses de sujeira e secando-os em seguida.An Alion Energy Rover robot, guided by operator Jess Crowe, helps to mount a solar panel at a farm in Richmond, Calif., Aug. 15, 2013. Alion and other startups are working to automate tasks like installation and maintenance for a solar industry still looking to cut expenses even as the cost of panels has fallen dramatically. (© Jim Wilson/The New York Times)
    No entanto, apesar do calor e da monotonia – uma versão tecnológica do lavar-ensaboar-repetir –, nem Rover e nem Spot lamuriavam. Eles poderiam trabalhar assim o dia todo.

    Isso porque eles são robôs, máquinas de tecnologia surpreendentemente baixa que uma novata chamada Alion Energy está construindo para automatizar a instalação e manutenção de parques solares em grande escala.
    Trabalhando quase em segredo até recentemente, a empresa de Richmond está pronta para usar suas máquinas em três projetos nos próximos meses na Califórnia, Arábia Saudita e China. Se tudo correr bem, os executivos esperam ajudar a deixar o preço da eletricidade solar em linha como do gás natural – ao cortar os custos de construir e manter grandes instalações solares.Adam French demonstrates Alion Energy's SPOT robot cleaning solar panels at a facility in Richmond, Calif., Aug. 15, 2013. Alion and other startups are working to automate tasks like installation and maintenance for a solar industry still looking to cut expenses even as the cost of panels has fallen dramatically. (© Jim Wilson/The New York Times)

    Nos últimos anos, a indústria solar reduziu enormemente os custos na construção de parques, especialmente através da redução do preço dos painéis solares em mais de 70 por cento desde 2008. Porém, com os preços dos fabricantes em seu patamar mais baixo, a indústria vem buscando economia em outras áreas.
    "A indústria esteve assim na última década, apenas focando em custos de módulos pois eles costumavam ser uma grande porção dos custos de sistema", afirmou Arno Harris, CEO da Recurrent Energy, uma desenvolvedora de parques solares, e presidente do conselho da Solar Energy Industries Association. Agora, segundo Harris, "eliminar os custos físicos da fábrica é uma grande área de foco, através da eliminação de materiais e mão de obra".


          Os módulos caíram para 35 por cento dos custos de sistema em 2013, vindo de 53 por cento em 2010, enquanto mão de obra e engenharia subiram de 9 a 15 por cento no mesmo período, de acordo com a Greentech Media, que acompanha a indústria.