sexta-feira, 16 de março de 2012

GLOSSÁRIO SISTEMA PV E COMPONENTES ELÉTRICOS


                             
                                 
AMPERE (A/h ou Ah)


 Fluxo de corrente elétrica de 1A por 1 hora.

 Amperímetro

 Aparelho para medir a intensidade da corrente elétrica em um circuito.

 CA


 Abreviação de Corrente Alternada.

 Arranjo Fotovoltaico

 Conjunto de painéis fotovoltaicos interligados entre si em série e ou paralelo, dispostos em uma mesma estrutura.

 Banco de baterias


Conjunto de baterias conectadas em um Arranjo série e ou paralelo para armazenar a energia produzida por um sistema solar fotovoltaico.


Bateria - Capacidade
 

 Quantidade de corrente em Ah que uma bateria pode fornecer quando carregada totalmente.

 Bateria - ciclo de vida

 Quantidade de vezes que uma bateria pode carregar / descarregar durante sua via útil.

Condutor elétrico

 Material, usualmente cobre ou alumínio utilizado para conduzir corrente elétrica, normalmente através de fios.

 Controlador de carga

 Equipamento para gerenciar o carregamento de baterias evitando sobrecargas e protegendo contra descargas abaixo de valores seguros.

 Corrente alternada

 Corrente elétrica cuja direção do fluxo reverte em intervalos entre 100 e 200 vezes por Segundo ou 50 a 60 ciclos por Segundo 50 – 60 Hz..

 Corrente contínua

 Corrente elétrica que flui em uma única direção - Os Painéis fotovoltaicos produzem corrente contínua.

 Corrente elétrica

 Fluxo de carga elétrica entre dois pontos, cuja unidade é o Ampere (A). 

Diodo

 Componente eletrônico utilizado em painéis fotovoltaico que permite o fluxo de corrente em apenas um sentido.

 Disjuntor

 Dispositivo que monitora a intensidade da corrente, interrompendo o circuito em caso de uma sobrecarga elétrica.

 Hertz (Hz)Unidade freqüência.

 A freqüência da corrente elétrica medida em ciclos por segundo.

Inversor

 Converte corrente contínua Vcc para corrente alternada (Vca), para alimentar equipamentos como televisores, rádios e outros.

 kW

 Unidade de potencia elétrica, equivalente a 1000 Watts. kW/h Energia utilizada para alimentar uma carga com potência de mil watts, pelo período de uma hora.

Painel fotovoltaico

 Unidade composta de várias células solares, eletricamente conectadas, envolvidas normalmente em vidro temperado e estrutura de alumínio anodizado.

PV

 Abreviação em inglês de PhotoVoltaic.

 Relê fotoelétrico

 Utilizado para acionar lâmpadas ao anoitecer e desligar ao amanhecer conforme a luz do dia.

 Sistema off-grid 

Sistema solar independente não conectado a rede elétrica, cuja geração de energia é armazenada em baterias para uso posterior.

Sistema on-grid

 Sistema solar conectado à rede, cuja produção de energia excedente é enviada para a concessionária de energia elétrica.


GLOSSÁRIO PV


                            GLOSSÁRIO DE SISTEMA PV  (FOTOVOLTAICO).


BIPV 

Sigla em inglês para Building Integrated Photovoltaics, ou Energia Fotovoltaica integrada a Edificações. O termo se refere a tecnologias específicas que podem ser integradas nos edifícios, com freqüência em substituição aos materiais convencionais.

Célula fotovoltaica

Dispositivo elementar especificamente desenvolvido para realizar a conversão direta da energia solar em energia elétrica.

Coletor solar

Converte o calor solar em aquecimento, através do aproveitamento da radiação infravermelha.

Efeito fotovoltaico

Converção direta da energia da luz (espectro visí­vel) em energia elétrica. A célula fotovoltaica é o elemento que realiza esta

Feed-in Tariff (FiT)

Uma tarifa Feed-in é uma estrutura para incentivar a adoção de energias renováveis através de legislações. Neste sistema, as concessionárias regionais e nacionais são obrigadas a comprar eletricidade renovável em valores acima do mercado estabelecidos pelo governo.

Fotovoltaica

O termo ‘Fotovoltaica’ é o casamento de duas palavras: - Foto, que tem sua raiz na língua grega e significa “luz” e - Voltaica, que vem de ‘volt’ que é a unidade para medir o potencial elétrico.

FRE

Sigla para Fontes Renováveis de Energia.

Materiais Semi-condutores

São substâncias que, quando aquecidos ou combinados com outros materiais, são capazes de conduzir eletricidade. Semi-condutores em células fotovoltaicas são, por exemplo, o silício, telureto de cádmio (CdTe) e disseleneto de cobre (CIS)

Módulo fotovoltaico

unidade básica formada por um conjunto de células solares, interligadas eletricamente e encapsuladas, com o objetivo de gerar energia elétrica.

Net Metering

Política de incentivo a energia fotovoltaica que permite ao proprietário do sistema jogar na rede elétrica a energia que não é consumida na edificação onde os módulos solares estão instalados. Quando isto ocorre, o medidor gira no sentido inverso, fornecendo créditos ao consumidor pela energia que ele está colocando na rede. O crédito será convertido em um desconto na conta de eletricidade utilizada.

Off-grid

O termo se refere a sistemas não conectados a rede, como por exemplo, alguns instalados em projetos de eletrificação rural de difícil acesso.

Painel fotovoltaico

Um ou mais módulos fotovoltaicos interligados eletricamente, montados de modo a formar uma única estrutura.

Potência instalada

A potência instalada é medida em Wp (Watt pico) e se refere a energia nominal sobre Condições de Teste Padrão (1000W/m2/ano, 25º C, 1.5 AM). Para facilitar a leitura, nos textos contidos no site América do Sol optou-se por omitir o “p”, símbolo para “pico”. Quando vê W, kW, MW ou GW, o leitor deve interpretar como sendo Wp, kWp, MWp ou GWp.

PV

Abreviação para a palavra 'fotovoltaica', que em inglês é 'photovoltaic'.

Radiação solar

É uma forma de transferência de energia vinda do Sol, através da propagação de ondas eletromagnéticas.

SFCR

SFCR é uma sigla para Sistema Fotovoltaico Conectado a Rede.



Conheça a ECODucha Solar Blue Sol 08 de Setembro de 2011

A ECODUCHA Solar Blue Sol, ducha ecologicamente correta, utiliza o sol como fonte de energia
Sem ruídos, sem ligações clandestinas e fáceis de serem instaladas e operadas, a ECODUCHA pode ser instalada em praias, parques, clubes, condomínios, resorts e residências. Características Sistema de bombeamento de água com bomba submersa ANAUGER SOLAR e equipamento BLUE SOL ENERGIA SOLAR. Alimentado por luz solar convertida em eletricidade através de células fotovoltaicas. Vantagens Utiliza energia solar que é limpa, sustentável e renovável a cada dia; Custo zero de energia elétrica convencional; Fonte contínua de água, bombeamento do amanhecer ao entardecer; Dispensa o uso de bateria. Chuveiro convencional X ECODUCHA Solar Blue Sol Os chuveiros convencionais de praia têm um funcionamento à base de geradores a diesel que geram ruídos e poluem o ambiente das praias. A ECODUCHA Solar Blue Sol atende às necessidades de banho e utilização de água doce dos banhistas na areia, principalmente nas praias do Rio de Janeiro, onde existem muitas atividades esportivas acontecendo simultaneamente ao turismo local.

Ecoducha é novidade na Barra da Lagoa, em Florianópolis 24 de Fevereiro de 2012

A Ecoducha Solar Blue Sol deve ser a solução para um velho problema de Florianópolis, a falta de duchas adequadas para banhistas. A primeira praia a receber a novidade ecologicamente correta foi a Barra da Lagoa.

EPE propõe ao governo incentivos a energia fotovoltaica e participação em leilões 08 de Fevereiro de 2012 -

A EPE (Empresa de Pesquisa Energética), orgão de planejamento do Ministério de Minas e Energia, vai encaminhar à pasta um estudo sobre energia solar fotovoltaica. O mesmo conterá propostas para alavancar o desenvolvimento da fonte no País – tanto na área de geração distribuída quanto em usinas de grande porte. O presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, explica que o documento trará simulações de incentivos à energia fotovoltaica para que ela se torne mais competitiva e comece a participar de leilões de energia. O MME (Ministério de Minas e Energia) analisará a proposta para decidir se irá ou não realizar leilões. Também será analisada pelo governo a criação de outros incentivos para a fonte, como redução de impostos e financiamentos diferenciados. Tolmasquim afirma que o estudo está praticamente pronto e até o final do mês deve ser enviado ao MME. Ele diz ainda que há propostas para tornar mais atrativa a instalação de painéis solares em residências, casas e comerciais. A microgeração de energia está em estudo na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que propõe uma troca entre cliente e distribuidora. Neste processo a energia produzida por placas instaladas nas residências, seria descontada da fatura do consumidor.
“O preço da energia já é alto, então (a geração solar) é competitiva nas residências. Mas mesmo assim estamos vendo incentivos que possam ser dados. E leilão é uma coisa que vai ser submetida ao MME”, diz Tolmasquim. Para ele, a fonte “ainda é cara” e não teria atratividade do ponto de vista energético, mas pode ser interessante para o desenvolvimento tecnológico do País. “Teria que ser discutido com outros órgãos do governo se vale a pena ou não. Mas o preço tem caído muito – nos últimos dez anos caiu cerca de 50%”, destaca o presidente da EPE. Segundo ele, o objetivo maior do estudo é possibilitar a inserção da fonte na matriz “sem onerar muito o consumidor”. Fonte: Jornal da Energia