quarta-feira, 4 de maio de 2011

Cores dos Leds

ligações eletricas led

Cores dos Leds

Cores dos leds
Os leds estão disponíveis nas cores, Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul e Branco. As cores branca e azul são mais caras que as restantes cores.
A cor da luz emitida pelo LED é determinada pelo material semicondutor não pela cor da cápsula plástica que o rodeia. LEDs coloridos estão disponíveis com cápsulas brancas, difusas ou transparentes.

Tipos de LEDs

tipos de LEDs
LEDs são produzidos com diferentes formas e tamanhos. O LED de 5mm cilíndrico (o último da imagem) é o mais comum, estima-se em 80% a produção mundial. A cor da cápsula de plástico é muitas vezes igual à cor real da luz emitida, mas nem sempre. Por exemplo, cápsulas roxas são usadas frequentemente para diodos emissores de luz infravermelha. Há também LEDs para montagens de superfície utilizados nos painéis avisadores da maior parte dos equipamentos eletro-eletrónicos.

Testar LED

NUNCA LIGAR UM LED DIRECTAMENTE À FONTE DE ALIMENTAÇÃO!
O led destruir-se-á quase instantaneamente, demasiada corrente passará na junção e queimará.
Um led deverá ter uma resistência em série para limitar os parâmetros de funcionamento para valores correctos, no entanto, se desejar testar um led, pode utilizar uma resistência de 1K se a alimentação for até 12 volts. Não esquecer de ligar os terminais correctamente (Ânodo, Cátodo). para calcular o valor correcto da resistência limitadora, use a calculadora mais em baixo.

LED (Light Emitting Diode, ou Díodo Emissor de luz)


,,,

O LED é um díodo semicondutor (P-N) que quando sujeito a energia emite luz visível.
A luz é monocromática e é produzida pelas interações energéticas dos elétrões.
O processo de emissão de luz pela aplicação de uma fonte elétrica de energia é chamado eletroluminescência. Em qualquer junção P-N polarizada diretamente, dentro da estrutura, próximo à junção, ocorrem recombinações de lacunas e elétrões.
Diodos Led

Identificação e Ligações do LED

Um LED deve ser ligado de forma correcta, o circuito de ligação deve ter o + para o anodo e - para o cátodo. O cátodo é a ponta mais curta e deve ter um corte no lado da cápsula do LED. Se olharmos para o interior do led o anodo é o electrodo maior (embora não seja uma forma standard de identificação pode ser utilizada)
LED
Os leds podem ficar danificados por ligação incorrecta ou na soldadura. O risco a soldar é baixo excepto se demorar demasiado tempo). Não são necessárias precauções especiais para soldar a maior parte dos leds