sábado, 24 de novembro de 2018

Energia solar: Qual a diferença entre sistemas On-grid e Off-grid?

Energia Solar: Qual a diferença entre Sistemas On-Grid e Off-Grid?

 Sistemas podem estar ou não conectados à rede pública de Eletricidade

Ao planejar as instalações do sistema de geração energética fotovoltaica de sua casa ou empresa, pode surgir uma dúvida é importante: será que minha unidade precisa de um sistema conectado à rede ou eu posso usar um sistema fotovoltaico isolado? Preparamos esse artigo especial para responder a estas perguntas e dar mais explicações sobre as diferenças entre os sistemas de geração energética fotovoltaica On-Grid e Off-Grid.

Sistemas conectados e sistemas isolados

Em um sistema On-grid, a geração de Energia Solar Fotovoltaica de sua casa está conectada à rede pública de eletricidade. Sendo assim, quando a sua unidade gera mais energia do que o necessário para alimentar os seus equipamentos, o excedente é inserido no sistema público, e convertido para você em créditos de energia que serão descontados de sua conta de luz no final do mês ou acumulados. Entretanto, se o seu sistema fotovoltaico não conseguir gerar a energia demandada para o período, sua casa poderá contar com a eletricidade da rede pública, fazendo com que assim você pague apenas pela energia comprada da concessionária, baixando consideravelmente o valor de sua conta de luz.

Para isso, são necessários alguns componentes. Além dos módulos fotovoltaicos e do cabeamento especial, seu sistema irá precisar de um inversor energético, que será responsável por converter a energia gerada pelo sistema, em corrente contínua (CC), para a corrente alternada, que é o tipo de energia que circula nos postes de luz. Além do inversor, sua unidade também irá precisar de um relógio bidirecional, que faça a medição tanto da energia gerada, como da consumida.

O sistema Off-grid não tem ligação com a rede pública. Todo o excedente de energia gerada pelo seu sistema de eletricidade Fotovoltaica será armazenado em um banco de baterias estacionárias preparadas para gerar eletricidade suficiente para as necessidades de sua casa mesmo em períodos em que seu sistema fotovoltaico não esteja gerando energia. Este tipo de sistema é indicado para locais remotos onde a rede pública não chegue, ou regiões com muita abundância de incidência de luz solar, proporcionando a viabilidade do sistema.

Os sistemas Off-grid, além de baterias, também precisam de inversores elétricos, uma vez que a maior parte dos equipamentos domésticos também funcionam com energia elétrica alternada, e não corrente contínua. Este tipo de sistema fotovoltaico pode não ser recomendável para áreas urbanas. Portanto, converse com seu profissional para saber qual é o tipo de sistema que melhor atende às suas necessidades, podendo gerar muito mais retorno ao investimento feito por sua família ou por seus sócios.


Sistema ON-GRID e OFF-GRID de Energia Fotovoltáica

On-grid ou Off-grid, a energia solar fotovoltaica é a melhor opção para sua casa, empresa ou condomínio.


Fonte: https: Excell Informática

JVT'Solar

LG lança Ar-Condicionado Híbrido movido a Ar-Condicionado e Energia Solar

LG lança Ar-Condicionado Híbrido movido a Energia Solar




LG lança ar-condicionado híbrido, movido a energia  elétrica e solar

A LG foi a primeira fabricante de Ar-condicionados a lançar um Ar-Condicionado com Sistema Híbrido de alimentação, usando a rede Elétrica e a Energia Solar.
O modelo denominado LG F-Q232LASS foi lançado na Coréia, sem previsão de vinda para o Brasil  ainda.

Embora seja uma revolução conceitual, na verdade a economia na conta de luz é pequena. O Painel Solar localizado na parte superior da condensadora do ar-condicionado gerar 70 W/ hora, ou seja apenas 3,5% dos cerca de 2.000 W/ hora que o aparelho consome em funcionamento.
A iniciativa tem muito mais o propósito de mostra uma preocupação da LG com o meio-ambiente, pois a divulgação do novo aparelho menciona que ele evita que o planeta receba quase 215 kg de CO2 a cada dez anos, do que gerar uma real economia na conta de luz para os proprietários.
Caso esse modelo chegue ao Brasil, ele com certeza não será nada barato devido a tecnologia empregada no Painel Solar.

Ao lançar esse ar-condicionado híbrido a LG não está com foco em gerar uma real economia de luz ao usuário (menos de 3,5%...) e sim divulgar que é uma empresa preocupada com o meio ambiente. Tal como no Brasil, onde a empresa vendeu TVs LCD "Time Machine" sabendo que saiam com defeito de fábrica, a LG também andou aprontando ao redor do mundo e essa é uma tentativa "ecologicamente correta" de limpar a sua barra.