quarta-feira, 27 de março de 2013

Como produzir energia solar em casa Quantos kW/h de energia solar é possível produzir em casa? Onde instalar os geradores? Qual o impacto dessa decisão na conta de luz? Cartilha produzida pela organização Ideal reúne informações básicas – e muito úteis – para aqueles que querem gerar sua própria eletricidade em casa, a partir do sol - A A + Débora Spitzcovsky Planeta Sustentável - 26/03/2013


Photo Dean/Creative Commons



Em dezembro de 2012, entrou em vigor no Brasil resolução da 
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que garante que quem produz energia renovável em casa pode ter desconto na conta de luz. Mas como gerar esse tipo de eletricidade limpa nas residências? 

Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina (Ideal) lançou nesta terça-feira (26) a cartilha Como faço para ter eletricidade solar na minha casa?, que reúne as informações básicas para aqueles que querem produzir sua própria energia, a partir do sol. 

Dividida em capítulos, a publicação - desenvolvida com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável - traz dados como: 
- a capacidade dos micro e minigeradores solares fotovoltaicos ideais para residências; 
- os locais onde estas estruturas podem ser instaladas; 
- as vantagens da produção doméstica de energia solar; 
- os cuidados necessários para manter o bom funcionamento dos geradores; 
- o passo a passo para conectar os sistemas de geração de energia solar na rede elétrica, com a ajuda de um profissional especializado e 
- os impactos na conta de luz. 

Junto com a cartilha, o Ideal lançou o Simulador Solar, ferramenta online que permite que o internauta calcule qual deve ser a potência do sistema fotovoltaico da sua casa, para que atenda à sua necessidade energética anual. O usuário ainda pode simular quanto economizaria na conta de luz e a área que os geradores solares fotovoltaicos ocupariam na sua residência. 

Confira a versão online da cartilha Como faço para ter eletricidade solar na minha casa?.