segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Uprise energy apresenta aerogerador portátil de 50 kW

11

aerogerador-portatil-uprise-energy
Uprise Energy desenvolveu um sistema portátil inovador de produção de energia elétrica com potência de 50 Kw, através de energia eólica.
Em pouco tempo vai ser comum existirem condomínios auto-suficientes em energia elétrica gerada pelo vento pois os sistemas estão ficando mais simples e facilmente transportáveis e já existem empresas que estão vendendo e fornecendo esse serviço de forma mensal ou mesmo temporária.
É o novo sistema desenvolvido pela empresa Americana Uprise energy sediada em San Diego e que oferece uma solução portátil para geração limpa de energia em qualquer lugar e em poucas horas depois de contratada pelo cliente.
O novo sistema é carinhosamente chamado de “portátil” pois fica acondicionado num contentor rebocável por um carro comum e levado ao lugar onde a energia é necessária com facilidade.
O PPC (Portable Power Center) como é chamado gera o equivalente a 50 KW (Kilowatts) que é o suficiente para alimentar 15 casas grandes ou até 50 apartamentos de porte médio com energia limpa, renovável e que custa bem menos que a tradicional das operadoras de energia.

Características do sistema Pelamis para energia das ondas

pelamis-energia-ondas
O Pelamis é um dispositivo de conversão de energia das ondas do tipo progressivo, desenvolvido pela Ocean Power Delivery Ltd (Escócia), empresa fundada em 1998 com o intuito de o desenvolver e explorar comercialmente.
Os dispositivos progressivos são sistemas alongados com uma dimensão longitudinal da ordem de grandeza do comprimento de onda e estão dispostos no sentido de propagação da onda, de modo a gerarem um efeito de bombeamento progressivo, associado à passagem da onda, por acção de um elemento flexível em contacto com a água.
O Pelamis consiste basicamente numa estrutura articulada semi-submersa composta por diferentes módulos cilíndricos que se encontram unidos por juntas flexíveis.
O movimento ondulatório das ondas incidentes provoca a oscilação dos módulos cilíndricos em torno das juntas que os unem e dessa forma a pressurização de óleo que será forçado a passar por motores hidráulicos, que por sua vez accionam geradores eléctricos que produzem electricidade.
Cada dispositivo contará com quatro tubos circulares e três módulos de conversão de energia, perfazendo uma capacidade unitária do dispositivo igual a 750 kW, sendo o seu comprimento à escala 1:1 de 120 m e o diâmetro externo igual a 3.5 m.
pelamis energia ondas 2 Características do sistema Pelamis para energia das ondas
O programa de testes do Pelamis incluiu ensaios laboratoriais com diversos modelos (cujas escalas oscilaram entre 1:80 e 1:7). Em 23 de Fevereiro de 2004 foi anunciado que seria iniciado o ensaio de um dispositivo à escala real, o que foi concretizado muito recentemente.
O Pelamis foi concebido tendo em mente a sua implementação em parques, pelo que não é de estranhar o facto de a energia extraída de todos os módulos (três em cada dispositivo) ser retirada e enviada para terra através de um único cabo, algo particularmente relevante se tivermos um número elevado de dispositivos presentes (numa perspectiva de minimização de custos).
Outras variáveis importantes na concepção do Pelamis foram por um lado a tentativa de utilização de componentes já existentes na indústria offshore, pois foi do entendimento da empresa que uma vez que fique claro que o dispositivo é viável essa mesma indústria irá produzir componentes mais eficientes e a um custo extraordinariamente mais reduzido do que o actual, e por outro lado a sobrevivência do dispositivo, que foi identificada como parâmetro fulcral em todo o processo de desenvolvimento, prioritário até sobre as tentativas para melhorar a eficiência de conversão de energia.
pelamis energia ondas 3 Características do sistema Pelamis para energia das ondas
Uma das componentes importantes do Pelamis é o seu sistema de fixação ao fundo do mar, que dadas as características do dispositivo assume um relevância fundamental.
A antevisão artística representada na imagem refere-se a um parque de 40 dispositivos (30 MW instalados), que, ocupando uma área de 1 km2, poderia ser responsável pelo abastecimento de 20 000 habitações, de acordo com os dados fornecidos pela empresa.