domingo, 14 de julho de 2013

Iluminação Publica de Leds Akila

São Paulo, 04/07/2013 - 16:47 Segundo dia do Cobee aborda iluminação pública Palestras dão destaque ao uso de LEDs e às novas diretrizes normativas da iluminação pública Da redação


divulgação
No 2º dia do Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (Cobee), evento organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), um dos temas debatidos foi a iluminação.
A apresentação que abriu o dia foi do diretor técnico da Associação Brasileira da Indústria e Iluminação (Abilux), Isac Roizenblatt, que falou a respeito do uso de LEDs. De acordo com o palestrante, até 2020, 70% do mercado mundial de iluminação será composto por LEDs. “No Japão, 68% das luminárias comercializadas utilizam LED. É o melhor exemplo de como converter o mercado”, afirmou Roizenblatt.

Na apresentação seguinte, a diretora da empresa Exper Soluções Luminotécnicas, Juliana Iwashita Kawasaki, declarou que “LED não é mais a iluminação do futuro, é a iluminação do presente”. Ela destacou que entre os desafios desta tecnologia estão a falta de padronização, carência de informações técnicas completas e produtos importados de qualidade diversa.
O diretor executivo da Alper Energia, Carlos Sanjar, apresentou o estudo de caso do primeiro shopping do Brasil 100% convertido para iluminação LED, o Rio Plaza Shopping, localizado no Rio de Janeiro (RJ). Já o gerente de vendas da GE e membro da comissão de estudos da ABNT/Cobei, Luciano Rosito, falou sobre a elaboração de normas para iluminação pública. Ele também destacou o uso de LEDs para este tipo de aplicação.
Ricardo Vindnich, consultor da KV Consultoria, comentou sobre as novas diretrizes normativas que obrigam as distribuidoras a transferir para o município a responsabilidade sobre a iluminação pública. Vindnich vê problemas nessa decisão e apontou casos em que consumidores de baixa renda pagam mais na Contribuição de Iluminação Pública (CIP).
“Penso que a responsabilidade pela prestação do serviço de iluminação pública seja transferido para nível federal e integralmente realizada pelas distribuidoras de energia elétrica”, opinou o consultor.