terça-feira, 22 de março de 2011

ILUMINAÇÃO EÓLICA E SOLAR CONJUNTO PARAR RUAS AVENIDA E ESTACIONAMENTOS S


ILUMINAÇÃO EÓLICA

BRASIL NA ERA DO AQUECEDOR SOLAR

Aquecimento solar: Brasil produziu 967 mil m2 de coletores em 2010

AQUECEDORES

O Brasil produziu 967 mil m2 de coletores de energia solar em 2010, aponta a Abrava (associação de refrigeração, ventilação e aquecimento).
A alta, de mais de 20% na comparação com o ano anterior, foi estimulada por programas de habitação como o Minha Casa, Minha Vida e o CDHU, diz Marcelo Mesquita, do departamento de aquecimento solar da entidade.
Com essa produção, a área acumulada de aquecedores solares no Brasil chegou a 6,24 milhões de metros quadrados, o que representa uma geração anual de 4.000 MW, segundo a entidade.

Fonte: Folha de São Paulo

ENERGIA SOLAR ESTARÁ PRESENTE NA COPA

Copa movida a energia solar

As altas temperaturas e o sol sempre forte – que dura o ano todo – da região serão aproveitados pelo governo do Estado para gerar energia alternativa às comunidades do interior e à Arena Amazônica, cenário da Copa do Mundo de 2014.

Ainda em projeto, a iniciativa do “Sistema de fotovoltaico conectado na rede” que está sendo adotado nos estádios do Mineirão, em Belo Horizonte (MG), Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) e Fonte Nova, em Salvador (BA) deve custar R$ 15 milhões. O sistema já foi utilizado nos estádios da Suíça, durante a Eurocopa de 2008 e na Alemanha na Copa de 2006.

A proposta é gerar uma potência energética de 1 megawatt em energia solar, através de placas instaladas na estrutura do estádio. Durante o dia o sistema capta energia solcar e, de noite, vai para a reserva da bateria. Isso significa 1/6 da capacidade total a ser instalada do local, que é de 6 megawatts, segundo projeções da Andrade Gutierrez, empreiteira responsável pela Arena. Para o estudo do projeto, o governo do Amazonas recebeu aporte de 100 mil euros do governo da Alemanha. Nessa fase, é discutido o potencial instalado, qual a melhor tecnologia, o preço do investimento e em quanto tempo ele será pago. Agora o governo busca parceria com a iniciativa pública e privada para sua execução.