segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O Brasil é 15* País que lideram em energia eólica


Wikimedia Commons

15 - Brasil

De acordo com o relatório do GWEC, o Brasil é o décimo quinto país com o maior potencial eólico instalado no mundo e o maior da América Latina. Ao todo, o parque eólico brasileiro conta com 2,5 mil MW em projetos. Em 2012, o país teve o oitavo maior crescimento, com um incremento de 1GW, que ajudou a duplicar o potencial dessa matriz limpa. Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica ), somente em 2012 foram instalados 38 novos parques eólicos, totalizando 108 empreendimentos.
16 17
 

DIRETOS DA FONTE - CSEM Brasil começa produção de painel solar filme plásticos

article-image
CSEM Brasil coloca o país na elite mundial da eletrônica orgânica com painel fotovoltaico de plástico. Localidades remotas, janelas, automóveis e eletrônicos vão se beneficiar com a possibilidade de um filme solar leve, flexível, transparente e de fácil transporte e instalação.
Um grande passo para o melhor aproveitamento das energias renováveis foi dado pelo CSEM Brasil ao anunciar a capacidade de produção de células fotovoltaicas orgânicas (OPV), que têm aplicações diversas, incluindo a captação da energia solar reduzindo custo da energia em localidades remotas. Esta tecnologia poderá beneficiar mais de 1 milhão de lares brasileiros que, segundo relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica, ainda não têm eletricidade. Governos, empresas de energia e prefeituras são alguns dos potenciais clientes do CSEM Brasil, resultado da associação entre a gestora de capitais brasileira, FIR Capital, e do Centre Suisse Électronique e Microtechnique, CSEM S.A.
Para chegar nesse estágio, o CSEM Brasil já investiu mais de R$ 20 milhões (valor que deve ser duplicado até 2014) e reuniu profissionais e cientistas brasileiros e de dez outros países, hoje trabalhando na infra-estrutura recém-construída na Cidade da Ciência e do Conhecimento, em Belo Horizonte. O CSEM Brasil pretende realizar instalações piloto ainda este ano.

Atlas do Potencial Eólico Brasileiro


Potencial Eólico

     Mostrar todos    


Mapa de velocidade média anual a 50 metros de altura no Brasil
Mapa temático de velocidade média anual de vento a 50 m de altura
Atlas do Potencial Eólico Brasileiro cobre todo o território nacional. Seu objetivo é fornecer informações para capacitar tomadores de decisão na identificação de áreas adequadas para aproveitamentos eólio-elétricos.
No mundo, a geração eólio-elétrica expandiu-se de forma acelerada ao longo da última década, atingindo a escala de gigawatts. Um dos fatores limitantes para empreendimentos eólicos tem sido a falta de dados consistentes e confiáveis. Uma parte significativa dos registros anemométricos disponíveis pode ser mascarada por influências aerodinâmicas de obstáculos, relevo e rugosidade. A disponibilidade de dados representativos é importante no caso brasileiro, que ainda não explorou esse recurso abundante e renovável de forma expressiva.
Atlas do Potencial Eólico Brasileiro apresenta mapas temáticos dos regimes médios de vento (velocidade, direções predominantes e parâmetros estatísticos de Weibull) e fluxos de potência eólica na altura de 50m, na resolução horizontal de 1km x 1km, para todo o País.

 Base de dados de Vento

 Busca por Coordenada

Coordenada Geográfica


 
    
 Oeste

 graus decimais (00.00°)
 graus, minutos e segundos (00°00'00")