terça-feira, 1 de março de 2016

Solar Fotovoltaico MetaSolar

Sistema Fotovoltaico Solar
Fonte: MetaSolar
Os painéis de energia solar Fotovoltaica são compostos por materiais semicondutores sendo o silício cristalino (Si) o mais utilizado. O Si apresentam elétrons fracamente ligados a seus átomos que ao se interagirem com a radiação solar encontram-se livres para se deslocar pelo material, que a partir da aplicação de um campo elétrico gera corrente elétrica. Existem vários tipos de células fotovoltaicas, sendo que as mais relevantes são as de silício monocristalino, silício policristalino e de silício amorfo. Os sistemas fotovoltaicos podem ser divididos em:
1) AUTÔNOMOS/ISOLADOS (OFF-GRID); Os sistemas off-grid são conectados a baterias. Utilizados para abastecer locais remotos, propriedades rurais, embarcações, e equipamentos isolados, como radares de autoestradas.
2) CONECTADOS À REDE ELÉTRICA (ON-GRID);
2.1) SISTEMAS DISPERSOS, INTEGRADOS A EDIFICAÇÕES URBANAS (GERAÇÃO JUNTO AO PONTO DE CONSUMO) Os sistemas on-grid são os sistemas conectados à rede elétrica e que em muitos países é amplamente utilizado, como na Alemanha, EUA e Espanha, onde é possível que o proprietário venda o excedente da eletricidade produzida por seu sistema fotovoltaico para as concessionárias de energia. O Sistema Fotovoltaico conectado a rede é composto de um arranjo de painéis fotovoltaicos, inversores, quadros de proteção elétrica, medidores de energia e da própria rede elétrica. Os módulos fotovoltaicos convertem a energia solar em eletricidade, a qual é disponibilizada em DC (corrente contínua) como uma bateria. Após passar pelo inversor que converte DC em AC (corrente alternada), a energia estará pronta para ser utilizada em equipamentos como televisores, luminárias, ar condicionados, geladeiras entre outros. O excedente de energia é então entregue a rede e o medidor do sistema e o relógio da concessionaria fazem a medição do que foi gerado e consumido.2.2) PLANTA CENTRALIZADA (USINAS SOLARES) As grandes centrais fotovoltaicas ou usinas seguem o mesmo principio das plantas de geração convencionais como uma hidrelétrica ou termelétrica: envolvem a produção de energia em larga escala, em plantas solares que ocupam uma grande área, de acordo com a disponibilidade do recurso solar do local. A energia fotogerada, produzida em corrente contínua, é disponibilizada em corrente alternada a uma subestação elevatória, após passar por inversores. A energia é então transportada em alta tensão até os locais de consumo, exigindo gastos adicionais com transmissão e distribuição (T&D).

Aquecedor Termo/Solar para banho


Aquecimento Solar Residencial Para Chuveiro
Transsen



Transsen Aquecimento

Sistema de Aquecimento Solar Residencial Dasol Abrava

Aquecimento Solar Residencial 
Fonte:Dasol Abrava