sábado, 29 de março de 2014

Baterias para uso em Sistama Fotovoltaico > Ciclo Profundo< "(Qual a diferença entre bateria de ácido-chumbo e ciclo profundo?)

As pessoas que têm veículos de lazer e barcos já estão familiarizadas com baterias de ciclo profundo. Essas baterias também são comuns em carrinhos de golfe e em grandes sistemas de energia solar (o Sol  produz energia durante o dia e as baterias armazenam um pouco dessa energia para usar à noite). Se você já leu o artigo Como funcionam os sistemas de energia de emergência. sabe que uma alternativa aos geradores que funcionam a gasolina é um inversor que funciona com uma ou mais baterias de ciclo profundo.

As duas baterias, a de carro e a de ciclo profundo, são baterias de ácido-chumbo, que usam exatamente a mesma química para sua operação. Consulte Como funcionam as  para obter mais informações. A diferença está na maneira como as baterias otimizam seu projeto.
  • Uma bateria de carro foi projetada para oferecer grande quantidade de corrente por um curto período de tempo. Essa sobretensão de corrente é necessária para virar o Motor durante a partida. Depois que o motor estiver ligado, o alternador oferece toda a energia que o carro precisa e, portanto, uma bateria de carro pode passar todo o seu tempo de duração sem ter usado nenhuma vez mais de 20% de sua capacidade total. Usada dessa maneira, uma bateria de carro pode durar vários anos. Para obter uma grande quantidade de corrente, uma bateria de carro usa placas finas para aumentar sua área de superfície.

  • Uma bateria de ciclo profundo foi projetada para oferecer quantidade constante de corrente por um longo período de tempo. Ela pode oferecer uma sobretensão quando necessário, mas não é como a sobretensão de uma bateria de carro. Uma bateria de ciclo profundo também foi projetada para ser descarregada completamente várias e várias vezes (algo que inutilizaria uma bateria de carro rapidamente). Para conseguir isso, uma bateria de ciclo profundo usa placas mais grossas.
Uma bateria de carro normalmente tem duas especificações:

  • CCA (amperagem de partida a frio) - o número de ampères que a bateria pode produzir (a 0º C) durante 30 segundos.
  • RC (capacidade de reserva) - o número de minutos que a bateria pode fornecer 25 ampères enquanto mantém sua voltagem acima dos 10,5 volts.
Em geral, uma bateria de ciclo profundo terá duas ou três vezes a RC de uma bateria de carro, mas fornecerá apenas metade ou três quartos de CCA. Além disso, uma bateria de ciclo profundo pode suportar centenas de ciclos de descarga e recarga, enquanto uma bateria de carro não foi projetada para ser totalmente descarregada.