quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Sistema de Backup de Energia


Os Sistemas de Backup de Energia Solar podem substituir geradores a diesel com enormes vantagens. Não poluem com a queima de diesel, além de permitir manutenção preventiva e corretiva mais simples.
O sistema é composto por uma usina solar (módulos ligados em série ou paralelo), banco de baterias, controladores de carga e inversores.
As tensões de entrada para o banco de baterias podem ser 12V, 24V ou 48V. Sempre que possível é conveniente trabalharmos com 48V, pois torna o sistema mais eficiente e minimiza o banco de baterias.
As tensões de saída para a rede podem ser 127V ou 220V e monofásico ou trifásico.
A autonomia do sistema depende das cargas elétricas (equipamentos e lâmpadas) que serão mantidas durante o período que se deseja. No caso de falta de energia elétrica o sistema automaticamente entra em funcionamento, em poucos segundos, mantendo os equipamentos e lâmpadas ativos.

Se a falta de energia elétrica ocorrer durante o dia, a autonomia será automaticamente expandida, uma vez que, além da energia elétrica armazenada no banco de baterias, a usina solar estará em plena geração de energia elétrica.

Outra vantagem significativa é a economia de energia elétrica, pois quando o sistema identifica que as baterias estão em plena carga, a energia elétrica que continua sendo gerada pela usina solar, durante o dia, poderá ser inserida na rede e utilizada para consumo, reduzindo a energia elétrica consumida da rede pública.

SISTEMAS MINI REDE (OFF GRID)


Sistemas Mini Rede, como o próprio nome indica, são utilizados para eletrificar pequenas redes, como por exemplo, pequenos vilarejos ou pequenas instalações industriais compostas de um reduzido numero de edificações.

Estes sistemas podem ser exclusivamente solares ou mistos, significando eólicos + solares e em alguns casos, até mesmo, complementados com geradores a diesel.

Sistemas Isolado e Mini Rede


SISTEMAS ISOLADOS (OFF-GRID)

São considerados Sistemas Isolados aqueles não ligados à rede, ou seja, a energia é produzida e consumida no mesmo local. A eletrificação através de sistemas isolados pode ocorrer por sistemas de energia eólica ou solar.