sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

http://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2011/02/parana-e-japao-buscam-parcerias-em-renovaveis/9281

Ambiente EnergiaCuritiba foi escolhida pela Jetro, junto com Taiwan e Estocolmo (Suécia), como uma das três melhores regiões do mundo para se investir no setor de meio ambiente e desenvolvimento limpo

Boas Práticas: no caminho do financiamento


Por Júlio Santos, da Agência Ambiente Energia – Empresas de vários portes, governos das três esferas e entidades da sociedade civil investiram, nos últimos anos, em projetos de responsabiliadade socioambiental. Seja por uma ação estratégica coordenada ou por puro marketing, o fato é que o número de iniciativas cresceu. No entanto, o resultado poderia ainda ser melhor, se no Brasil fosse mais difundida a possibilidade concreta de captação de recursos internacionais para financiar os projetos.
Segundo o Guidestar UK 2010, somente no Reino Unido há 300 instituições que destinam recursos para projetos realizados no Brasil. Por exemplo, para o período 2007/2013, o Europeaid (Cooperação da União Europeia para o Desenvolvimento da América Latina) tem orçamento de 556 milhões euros (R$ 1,28 bilhão) para projetos de defesa dos direitos humanos, energia renovável, combate às drogas e redução da pobreza, dentre outras áreas.
“Muitas empresas investem com verba corporativa. Poucas aproveitam as fontes de recursos nacionais, internacionais, editais públicos e privados direcionados para projetos”, comenta Karina Ruffo, consultora de Patrocínio do IN-PRÓ – Instituto Movimento Pró-Projetos. Segundo ela, são mais de cinco mil fontes. Como exemplo, ela conta que as 10 maiores fundações americanas possuem juntas um ativo de mais de 120 trilhões de dólaresAmbiente Energia

Projeto Solar vai beneficiar adolescentes


Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebe nesta quarta-feira, os equipamentos do Programa de Eficiência Energética, uma parceria entre o Governo de Minas e Cemig, à Fundação Educacional Caio Martins.
O investimento da Cemig com a instalação dos sistemas de aquecimento solar, será de aproximadamente R$ 350 mil e beneficiará uma grande parcela da população. Atualmente, a Fundação Educacional Caio Martins acolhe, em tempo integral, 150 jovens e adolescentes da cidade, com o objetivo de promover a inclusão social através dos pilares de educação, qualificação e desenvolvimento humano. 
De acordo com o coordenador do Projeto Solar – Hospital e Entidade,Cristiano Magalhães, o projeto vai trazer 70% de economia na energia usada para aquecer água, além do conforto nos banhos promovidos por um sistema central de aquecimento.
 

Energia do WWF-Brasil.


Energia eólica é exemplo de energia limpa (ilustração: Alan Corrêa)
Energia eólica é exemplo de energia limpa (ilustração: Alan Corrêa)
Após dois anos de elaboração, o Relatório de Energia, lançado globalmente hoje (3/2) revela novas perspectivas no que tange às necessidades globais de energia, incluindo transporte, e disponibilizando energia adequada e segura para todos. E isto permitiria a redução de emissões de carbono em cerca de 80% até 2050, mantendo o aquecimento do planeta abaixo dos 2ºC – que representam um limite dramático para o futuro ambiental 

WWF Brasil -


Energia eólica é exemplo de energia limpa (ilustração: Alan Corrêa)Energia eólica é exemplo de energia limpa (ilustração: Alan Corrêa)Brasil na frente

O fato de o Brasil produzir eletricidade a partir de hidrelétricas dá ao país certa vantagem competitiva rumo à concretização da visão da respeitada consultoria Ecofys. “Entretanto, não podemos nos acomodar, porque estamos sujando nossa matriz energética e claramente temos oportunidades de diversificação de nossas fontes, com mais investimentos eficiência energética e em energias renováveis modernas, como a eólica, solar e solar-térmica”, avaliou Carlos Rittl, coordenador do programa de Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil.