sexta-feira, 30 de março de 2012

Tecnologia: postes públicos que funcionam com energia solar

Tema:Ecologia
Autor: EcoD
Data: 27/3/2012


Projeto torna a iluminação pública sustentável
Foto: EcoD


Um aluno do curso Light Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) criou uma luminária pública sustentável. A partir de aulas sobre eficiência energética e desenho industrial, o designer Alberes Vasconcelos fez um modelo que utiliza energia solar para acender lâmpadas LED.

O protótipo desenvolvido pelo designer tem estrutura feita de aço e uma placa fotovoltaica de 70W, que transforma a luz solar em energia suficiente para abastecer 12 lâmpadas LED. Quando estiver escuro, as lâmpadas serão acesas automaticamente, por um sensor.

Em seu projeto, Vasconcelos buscou analisar elementos que tivessem benefício de custo-manutenção, por isso a escolha aço e lâmpadas LED para o poste. De acordo com o designer, "as vantagens desse modelo estão na resistência da estrutura e na capacidade da placa solar, protegendo-a".

Apesar do alto custo das lâmpadas LED e do material usado no poste, é certo que o produto terá qualidade e evitará reparos. As lâmpadas, que custam cerca de R$25 cada, possuem garantia de 20 anos; e as baterias das placas solares, por exemplo, têm vida útil de quatro a cinco anos.

Home
Aconteceu no dia 22 de Março de 2012, no IF Sertão, campus Petrolina, o Workshop Aplicações Inovadoras do Aquecimento Solar de Água no Vale do São Francisco. Coordenado Profa. Elizabeth Marques Duarte Pereira, chefe do Grupo de Projetos e Pesquisas em Energia Solar do Centro Universitário UNA, com o apoio do IF Sertão Pernambucano e da Embaixada Britânica no Brasil, o evento discutiu as aplicações inovadoras da energia solar na fruticultura, com destaque para o aquecimento solar de água, em cumprimento às exigências impostas pelos mercados importadores.
O evento contou com a participação do reitor Rildo Diniz, o diretor do campus Petrolina, Artidônio Araújo, o pró-reitor de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação, Cícero Antônio, do IF Sertão; da gerente de Projetos de Energia da Embaixada Britânica, Luciana Carrijo; do diretor do Departamento de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Hamilton Moss de Souza; do diretor do Departamento de Licenciamento e Avaliação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Fábio Araújo, Leonardo Nunes da Divisão de Eficiência Energética – Procel/Eletrobras, Gestor do DASOL Marcelo Mesquita representante da ABRAVA, além de representantes dos fruticultores do Vale do São Francisco, das Prefeituras de Petrolina-PE e de Juazeiro-BA, representantes do Banco do Nordeste, do BNDES, da Embrapa, do ITEP, da CHESF, da SUDENE e da Universidade de Pernambuco.


Ao longo do evento foram apresentados diversos meios através dos quais os produtores da região podem acessar diversas fontes de crédito e financiamento, de modo a viabilizar a substituição de combustíveis convencionais, como o GLP pela energia solar.

Ainda foram discutidas ações que visam estabelecer na região um centro de capacitação em energia solar, de modo a solidificar as ações de implantação da tecnologia solar no tratamento térmico de frutas no Vale do São Francisco.