sexta-feira, 30 de março de 2012

Home
Aconteceu no dia 22 de Março de 2012, no IF Sertão, campus Petrolina, o Workshop Aplicações Inovadoras do Aquecimento Solar de Água no Vale do São Francisco. Coordenado Profa. Elizabeth Marques Duarte Pereira, chefe do Grupo de Projetos e Pesquisas em Energia Solar do Centro Universitário UNA, com o apoio do IF Sertão Pernambucano e da Embaixada Britânica no Brasil, o evento discutiu as aplicações inovadoras da energia solar na fruticultura, com destaque para o aquecimento solar de água, em cumprimento às exigências impostas pelos mercados importadores.
O evento contou com a participação do reitor Rildo Diniz, o diretor do campus Petrolina, Artidônio Araújo, o pró-reitor de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação, Cícero Antônio, do IF Sertão; da gerente de Projetos de Energia da Embaixada Britânica, Luciana Carrijo; do diretor do Departamento de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Hamilton Moss de Souza; do diretor do Departamento de Licenciamento e Avaliação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Fábio Araújo, Leonardo Nunes da Divisão de Eficiência Energética – Procel/Eletrobras, Gestor do DASOL Marcelo Mesquita representante da ABRAVA, além de representantes dos fruticultores do Vale do São Francisco, das Prefeituras de Petrolina-PE e de Juazeiro-BA, representantes do Banco do Nordeste, do BNDES, da Embrapa, do ITEP, da CHESF, da SUDENE e da Universidade de Pernambuco.


Ao longo do evento foram apresentados diversos meios através dos quais os produtores da região podem acessar diversas fontes de crédito e financiamento, de modo a viabilizar a substituição de combustíveis convencionais, como o GLP pela energia solar.

Ainda foram discutidas ações que visam estabelecer na região um centro de capacitação em energia solar, de modo a solidificar as ações de implantação da tecnologia solar no tratamento térmico de frutas no Vale do São Francisco.

Nenhum comentário: