quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Faixadas de vidros janelas residências podem ser painel solar


Cada casa tem pelo menos uma janela, então por que não transformar essa janela em um painel de energia, atraindo solar? Assim vai o pensamento de EnSol empresa norueguesa, que patenteou um filme em spray que transforma janelas em painéis solares.

O filme em spray Sucos-se a energia solar porque é feito a partir de nanopartículas de metal, com o Professor de Nanotecnologia da Universidade de Leicester, Chris Binns, explicando que "um pouco de luz tem de ser absorvido, a fim de gerar energia, mas as janelas teria apenas uma ligeira tingimento (embora uma transmissão de apenas 8-10% é lugar comum para janelas nas "Sun Belt" áreas do mundo). "
Aparentemente, há esperança de que este sistema de spray filme poderia também ser aplicada à construção real, bem como as janelas. Isto é esperança para os moradores sem janelas, se alguma vez eu ouvi uma.
Atualmente em fase de testes por ambos EnSol e da Universidade de Leicester Física e do departamento de Astronomia, o pedido de patente já foi feito para obter esse produto inovador para o mercado em 2016. EnSol via Gizmag ]

Um pedaço de papel que é um painel solar


Pesquisadores do MIT descobriram uma forma de criar células solares finas o suficiente para que sejam colocadas em folhas de papel – na verdade elas são “impressas” com um aparelho muito similar a uma impressora jato de tinta convencional. Por  em 6.05.2010 as 22:53
As células solares que usamos hoje têm apenas 2% de eficiência ao converter energia solar em energia elétrica, se comparadas com painéis solares, que têm 20% de eficiência. Mas você não pode grudar um painel solar nas suas telhas – e é exatamente o que os cientistas planejam fazer com essa inocente folhinha.
Isso poderá tornar a energia solar barata, pois de converter em energia elétrica a energia solar, o papel poderia ser apenas grampeado no seu telhado. Em vez de contratar uma equipe especializada você e o vizinho poderiam fazer o serviço. Economia e energia verde em um só.
Ainda não há previsões de quando a inovação estará disponível.

Barco movido a energia solar vai dar a volta ao mundo


Uma nova empreitada promete ser um marco para o desenvolvimento da energia solar. Trata-se de um barco que, zarpando do Mar Mediterrâneo na primavera de 2011 (para nós do hemisfério Sul, outono, ou seja, entre o fim de março e o fim de junho do ano que vem), irá circunavegar a Terra, movido apenas por energia solar.
Mas não estamos falando de um barquinho: é um navio de 30 metros de comprimento e 85 toneladas, que custou 16 milhões de Libras Esterlinas. O nome da fera: “Turanor”. Para colocá-lo em movimento, foram preparados 536 m² de painéis fotovoltaicos, ligados a uma gigantesca bateria de Lítio.
Como o “Turanor” pretende circular o globo, e não faz sol o ano inteiro, existe um dispositivo para que o barco possa circular sem luz solar por até 72 horas. No resto do tempo, uma jornada de 50 mil quilômetros que os cientistas esperam cobrir em cerca de 160 dias, o sol é quem vai levar o Turanor adiante.
O maior medo dos aventureiros, justamente, é ficar sem energia no meio do caminho. Se a energia acabar totalmente no meio da viagem, não há meio de mover o barco. Por isso, o Turanor está sendo preparado para racionar energia em alto mar. Será um motor elétrico sem ruído e sem gastos desnecessários de energia. E o melhor de tudo, é claro: sem poluição. [CNN]