quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Substituir por LED em residências é possível


O LED é o sinônimo de inovação em iluminação. Mas quando se fala na aplicação do sistema nas residências, logo se imagina que é preciso trocar toda a rede de iluminação junto e que o custo é muito alto. E isso não é verdade. Com as linhas retrofit, é possível instalar o LED com a mesma facilidade das lâmpadas tradicionais e os preços para comprar essa belezinha é cada vez mais baixo.

Já foi provado que o LED possui alta eficiência, proporcionando até 95% de economia de energia. Essa diferença é mais notável quando o modelo é comparado com incandescentes e halógenas. Por exemplo, se trocar uma halógena dicroica por um modelo MR 16 correspondente, é possível reduzir o consumo de 50W para 6W por ponto, sem perder luminosidade no produto de luz amarela e melhorando a luminosidade no modelo de luz branca.

O LED ainda proporciona variedade de temperatura de cor em praticamenteto dos os modelos residenciais, onde o consumidor pode escolher se deseja a luz “amarela” (2700K ou 3000K) ou a “branca” (6000K ou 6500K).

Ambientes

É preciso considerar alguns fatores para determinar quais ambientes são melhores para cada modelo de LED. Por isso é importante fazer um projeto luminotécnico com um profissional, para aplicar adequadamente a tecnologia e aproveitar o melhor dela.

Cabem algumas sugestões possíveis, muito longe de serem regras. A atividade a ser realizada no ambiente é importante para dar conforto visual, e isso definirá a cor da luz (temperatura de cor) em cada parte dos espaços. A luz amarela (de aproximadamente 2700K) é mais indicada para ambientes aconchegantes, que remetem ao descanso, à tranquilidade. Salas e quartos são perfeitos pra isso. Já a luz branca (de aproximadamente 6000K) é mais estimulante, sugerida para locais com mais atividade, como cozinhas, escritórios e banheiros.

Para os modelos A 19, MR 16, PAR 20 e PAR 30, sua iluminação pode ser geral, contanto que seja em vários pontos, ou usada em abajures, embutidos e em iluminação complementar ou de destaque. Esses tipos ficam melhores em salas, banheiros e quartos e cozinhas.

As tubulares são ideais para cozinhas, garagens e despensas.

Veja na imagem abaixo quais são os modelos correspondentes voltados às residências e os benefícios na substituição do LED.