sábado, 28 de março de 2015

'Tinta' solar deixar pintar painéis solares em qualquer superfície


O mundo precisa desesperadamente de se voltar para fontes de energia renováveis e não poluentes, e a energia solar continua a ser uma das que mais nos faz sonhar com um futuro 100% limpo. Mas enquanto continuamos a aguardar por painéis solares eficientes e económicos, um grupo de investigadores diz ter conseguido criar "tinta" solar.

Muitos investigadores continuam a explorar formas de baixar os custos de produção dos painéis solares, mas em breve a criação de um painel solar poderá ser algo que poderá ser feito pintado uma superfície com uma pistola de pintar à pressão.

Embora este não seja o primeiro painel solar "em tinta", a utilização de um novo material - perovskite - que permite absorver grande quantidade de luz numa espessura reduzida (apenas 1 micron) permite que este novo sistema atinja já 11% de eficiência. Um valor ainda distante dos 19% obtidos por este material em forma sólida, mas que já mostra avanços substanciais face às primeiras gerações deste produto (que se ficavam por 1%). Caso se consiga atingir os 19-20% já se começa a ficar bastante próximo dos 25% obtidos pelos painéis convencionais de silício (há materiais que conseguem eficiências superiores, mas que são demasiado dispendiosos ou de difícil produção para que possam ser utilizados comercialmente.)

É graças a este avanço na eficiência, e pelo facto deste novo material ser bastante mais barato que o silício - para além de permitir que se transformem em painéis solares todo o tipo de superfícies curvas e irregulares: da carroçaria de um automóvel à caixa de um smartphone, ou qualquer outra coisa - que estes investigadores dizem que poderemos estar finalmente próximos da tal "revolução solar" que há muito se aguarda. Esperemos que sim.

Nenhum comentário: