domingo, 13 de março de 2011

(PROCEL INFO) MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA


Assunto: Revista Lumière Electric - 11.2010
11.03.11
|
Mais qualidade, menos quantidade

Brasil - Coordenador da Comissão de Estudos 03:3401, Nelson Gomes Júnior, fala sobre o trabalho de tradução das normas de produção e comercialização da tecnologia LED em entrevista à revista Lumière Electric
Brasil - A descoberta do diodos emissores de luz, ou simplesmente LEDs, fez com que o mercado de iluminação passasse por uma grande revolução. A tecnologia logo tornou-se a favorita entre arquitetos, lighting designers e consumidores por conta da sua longa vida útil, alto grau de economia de energia e o baixo custo de manutencão. Porém, da mesma forma que é o maior beneficiado da nova tecnologia, o consumidor também é o que mais sofre com a falta de regulamentação. No Brasil, ainda não existe nenhuma norma que possa padronizar a fabricação e comercialização de LEDs.

Para solucionar este problema no país, o Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações (Cobei), da Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT), está trabalhando na tradução das normas da International Eletrotechnical Comission (IEC) para LEDs e lampLEDs. O trabalho está sendo feito pela Comissão de Estudos 03:3401, coordenada pelo engenheiro de produção e gerente de qualidade da Osram no Brasil, Nelson Gomes Júnior. Em entrevista à revista Lumière Electric, na edição de novembro de 2010, ele fala sobre o andamento dos trabalhos e traça um perfil do atual mercado de LEDs.

Nenhum comentário: