quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Consumo consciente de energia traz economia e benefícios aos condomínios

Às duras penas, o mercado imobiliário começa a enxergar o meio ambiente como parceiro e não como obstáculo. Protagonistas desta mudança, os crescentes efeitos ambientais nefastos do aquecimento global despertaram o interesse e a consciência das pessoas. Com consumidores mais exigentes, em busca de provas credíveis do desempenho ambiental das edificações, as empresas encontraram um novo nicho de mercado e, consequentemente, descobriram que ser verde, além de importante, pode ser bastante rentável. Afinal, as vantagens econômicas são as primeiras a aparecer.

Engajado na causa sustentável, o Inmetro, desde 1984, procura estimular os consumidores a praticarem o consumo consciente e, no final de 2010, lançou o Regulamento Inmetro, que rege a Etiqueta de Eficiência para Edificações Residenciais. A iniciativa contou com o apoio da Eletrobrás e do Secovi-SP (Sindicato da Habitação).

Conhecer e saber utilizar o Regulamento Técnico da Qualidade-Residencial (RTQ-R) é quesito fundamental aos profissionais ligados ao projeto, construção e comercialização de edifícios residenciais (arquitetos, engenheiros, agentes de marketing e incorporadores). O curso Introdução ao Regulamento Técnico da Qualidade – Residencial (RTQ-R), da Universidade Secovi, surge justamente com essa proposta.

No programa, questões legais para unidades habitacionais autônomas e multifamiliares, estratégias de otimização do nível de eficiência energética, métodos de classificação e avaliação de recursos naturais de iluminação e ventilação e uso racional de áreas comuns, entre outros tópicos. O conteúdo será explorado com exemplos práticos de aplicação.

As aulas terão início em 18/10 e acontecem as terças e quintas-feiras, das 18 às 22 horas. Ao todo, o curso é composto por 16 horas. Para participar é aconselhável ter experiência no setor da construção civil residencial.

As matrículas já estão abertas e devem ser feitas com antecedência.

Fonte: Secovi/SP

Nenhum comentário: