sexta-feira, 25 de novembro de 2011

São Paulo, 17 de Novembro de 2011 - 18:10 IBM: 60% das pessoas desconhece o conceito de smart grids Empresa realizou pesquisa com mais de 10 mil pessoas em 15 países, incluindo o Brasil

Boa parte dos consumidores não entende o que são as redes de energia inteligentes, as chamadas smart grids. A conclusão aparece em estudo realizado pela gigante da informática e da tecnologia de informação IBM, que ouviu mais de 10 mil pessoas em 15 países, incluindo o Brasil. Segundo o levantamento, mais de 60% das pessoas desconhecem os conceitos de redes e medidores inteligentes. No Brasil, foram 451 entrevistados, dos quais 67% nunca ouviram falar no termo "rede inteligente" ou, se ouviram, não o compreenderam. A grande maioria do público, porém, de 76%, gostaria de obter informações mais detalhadas sobre seu comportamento de consumo para monitorá-lo e ajustá-lo regularmente. O brasileiro também leva em conta dois fatores dominentes para fazer escolhas comportamentais no consumo: questões ambientais e econômicas. A surpresa é que o dinheiro não é mais o fator dominante no processo de tomada de decisão, em relação aos levantamentos realizados em anos anteriores. Os mais jovens avaliam o comportamento com base no meio ambiente, enquanto os com mais de 55 anos se motivam mais de acordo com a economia nacional. “Temos acompanhado grandes avanços em novas tecnologias em redes inteligentes que economizam energia, além de novos programas e incentivos, mas ainda nos deparamos com um grande desconhecimento por parte dos consumidores. A pesquisa mostra que existe uma necessidade e uma oportunidade para levar informação ao público sobre o consumo inteligente de energia”, afirma Newton Tanaka, diretor de energia e utilities da IBM Brasil. A IBM também aponta como "preocupante" a avaliação de que os cidadãos não conhecem práticas para redução do consumo e iniciativas de uso inteligente de energia. Mais da metade das pessoas ouvidas não sabe se seu fornecedor de energia segue um programa de sustentabilidade, enquanto um quarto dos consumidores que participa de programas de energia verde não tem ideia se paga a mais por essa energia ou qual o valor cobrado por ela. Ainda assim, 64% estão dispostos a mudar seus padrões e costumes com relação ao consumo de energia por acreditar que assim poderão levar benefícios a suas famílias.

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