quarta-feira, 9 de maio de 2012

qua 2 Poupança solar Coletores solares podem reduzir em até 30% o consumo de energia elétrica


Os coletores solares, também conhecidos por aquecedores solares, são ótima opção para quem quer ajudar o meio ambiente e economizar na conta de luz. Por lidar com uma energia limpa, gratuita e infinita, esse tipo de equipamento pode reduzir em até 30% os gastos com a eletricidade em uma casa. No Brasil, estima-se que já existam mais de 6,6 milhões de m² de coletores instalados em casas, número que aumentou no ano passado, quando o setor cresceu 21,1%.
Atualmente, dois modelos despontam no mercado: o de termofissão e o de bomba. No primeiro, a água fria da caixa d’água entra no reservatório térmico e segue para o coletor, onde se aquece. Em seguida, volta ao reservatório e de lá parte para as torneiras e chuveiros. Já o segundo modelo usa uma bomba hidráulica para fazer a água quente transitar e aquecer os equipamentos da casa.
Em municípios como o Rio de Janeiro há uma lei que obriga os prédios públicos a terem coletores de energia solar para aquecer pelo menos 40% da água utilizada. Nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, a lei também vale para construções residenciais novas e para as edificações do projeto do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”.
Para estimular ainda mais o uso dos coletores solares no país, há um projeto de lei, ainda não votado, que prevê deduções no imposto de renda entre 25% a 100% do valor gasto com a aquisição do equipamento. É uma ótima notícia, já que um aquecedor solar pode custar até 5 mil reais.
Seja qual for o modelo de sua preferência, antes de comprar converse com um técnico especializado para se informar sobre qual equipamento é mais adequado à sua casa. O tamanho varia de acordo com o consumo de água e a quantidade de pontos a serem aquecidos. Além disso, só uma expert no assunto poderá determinar as distâncias corretas entre todas as peças a serem instaladas no telhado.
Esta entrada foi publicada em Casa e marcada com a tag aquecedor solar, coletor solar, economizar energia. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Nenhum comentário: