quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Uma combinação adequada de fontes de energia eólica e solar, e armazenamento em baterias e tanques de hidrogênio

Energias renováveis podem suprir eletricidade durante 99,9% do tempo
As energias renováveis poderão suprir as necessidades mundiais de energia elétrica em 99,9% do tempo, até o ano de 2030.
E tudo isto a custos comparáveis aos gastos atuais com eletricidade.
A conclusão é de Cory Budischak e Willett Kempton, da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos.
Segundo eles, as críticas sobre a inconstância das fontes de energia solar e eólica não se fundamentam se o assunto for abordado da perspectiva correta - do ponto de vista dos custos.
Custos das energias renováveis
Os pesquisadores desenvolveram um modelo focado na minimização dos custos de geração da eletricidade, em lugar da abordagem tradicional que busca equilibrar a geração e o consumo de eletricidade.
A conclusão é que gerar mais eletricidade do que o necessário durante os "horários médios" - os horários que não são de pico -, a fim de atender as necessidades dos horários de pico de demanda, sai mais barato do que armazenar energia para usar nos momentos de demanda mais alta.
Isto permitiu reduzir muito a necessidade de sistemas de armazenamento, como baterias e tanques de hidrogênio, que são muito caros.
Uma combinação adequada de fontes de energia eólica e solar, e armazenamento em baterias e tanques de hidrogênio, pode ser uma solução viável para a demanda atual e futura de eletricidade.[Imagem: Lisa Tossey]

Nenhum comentário: