domingo, 17 de março de 2013

Sistema de certificação LEED Sustentabilidade Edifícios


Em função dos altos impactos da construção civil, a chamada Arquitetura Sustentável, vem resgatando conceitos bioclimáticos antigos, aliados a novas tecnologias, para criar empreendimentos de menor impacto ambiental.
Por outro lado, o mercado exige, hoje, profissionais competentes e comprometidos com a sustentabilidade, bem como edificações mais eficientes e que respeitem o meio ambiente.  Além de uma questão ambiental, trata-se de uma questão de economia financeira.
Edifícios certificados são aqueles que foram avaliados por uma terceira parte, cumprindo critérios mínimos.  Uma possibilidade é a certificação LEED, concedida a edifícios de alta performance ambiental e energética. 
O sistema LEED foi criado em 1999 pelo USGBC (United States Green Building Council) e vem sendo aplicado no Brasil em edifícios comerciais, residenciais, de serviços e industriais. A certificação é outorgada pelo GBCI (Green Building Council Institute), sediado nos Estados Unidos, a partir da análise documental do empreendimento.
É possível tornar-se um profissional LEED, através da obtenção das credenciais de Green Associate e LEED AP, junto ao GBCI.
A credencial de Green Associate denota conhecimento básico de projetos, construções e operação de edifícios sustentáveis, para profissionais que desejam demonstrar conhecimento no tema, em aspectos não técnicos.  É obtida por meio de uma prova em inglês, além de comprovação de engajamento no assunto. 
Ser um Green Associate é o primeiro passo para ser um LEED AP.
Para profissionais participantes do projeto e construção de edifícios de alta performance, saudáveis, duráveis, econômicos e ambientalmente seguros, o exame de LEED AP avalia o conhecimento e habilidade na compreensão do Sistema LEED e a habilidade de facilitar o processo de certificação do empreendimento.  Como você vai se beneficiar no Curso de Profissional LEED AP e Green Associate

I. Será um profissional diferenciado no mercado, para a produção de edifícios e empreendimentos mais sustentáveis e certificáveis pelo sistema LEED, o que reflitirá em menores custos de operação e manutenção, conseqüentemente, maior lucro para o usuário e empreendedor


II. A utilização de estratégias sustentáveis em edificações resulta nos seguintes benefícios:

a) Preservação do Meio Ambiente
b) Otimização dos Custos Operacionais
c) Maior Autonomia na Utilização do Edifício
d) Qualidade de Vida dos Ocupantes
e) Aumento da Produtividade dos Usuários
f) Diferencial de Negócio, podendo vir a obter certificações ambientais para a valorização da marca da empresa 
g) Valorização Imobiliária, com maior velocidade de vendas, maior índice de ocupação, maior valor de locação e venda 
 
III. Conhecerá os procedimentos para se tornar um Green Associate e um LEED AP

Nenhum comentário: