sábado, 25 de maio de 2013

FUNDO SOLAR Conheça as Regras


Parceria entre o Instituto Ideal e o Grüner Strom Label incentiva a micro-geração distribuída no Brasil através do apoio financeiro a consumidores residenciais e empresários para a instalação de geradores fotovoltaicos com até 5 kW de potência  
Desde 2012 qualquer pessoa pode gerar sua própria eletricidade a partir de fontes alternativas de energia (entre elas a solar), conectar seu sistema a rede de distribuição e, com isso, reduzir a sua conta de luz a longo prazo. Com tanto sol no Brasil e áreas disponíveis em nossos telhados, a geração fotovoltaica tem um grande potencial, porém o custo ainda pode ser uma barreira para muitos consumidores.
O Fundo Solar foi criado justamente para ajudar a suprir essa lacuna. Com ele, consumidores residenciais e empresários poderão obter apoio financeiro para instalar um microgerador fotovoltaico com uma potência de até 5 kW, desde que o mesmo esteja conectado à rede, integrado a uma edificação e participe do sistema de compensação de energia (conforme previsto na Resolução 482/2012 da ANEEL).
Aproveitar a energia do Sol através da integração de microgeradores fotovoltaicos às edificações é uma boa opção para, a longo prazo, melhorar a segurança no abastecimento de eletricidade e o crescimento sustentável da produção energética no Brasil.
O Fundo Solar é uma iniciativa do Instituto Ideal em parceria com o Grüner Strom Label (Selo de Eletricidade Verde da Alemanha) e conta com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

COMO FUNCIONA?
Qualquer proprietário de uma edificação no Brasil poderá solicitar o apoio do Fundo Solar, tendo apenas que enviar a documentação descrita nas Diretrizes do Fundo Solar (clique aqui para baixá-la).
O valor do apoio financeiro varia caso a caso, dependendo da localização onde o microgerador for instalado e do custo total do investimento. Isto porque, para avaliar a viabilidade econômica do seu microgerador, serão levados em conta os valores da tarifa de eletricidade vigente que você paga à distribuidora e do nível de radiação solar da sua cidade.

  • QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS
  •  O apoio financeiro para sistemas fotovoltaicos conectados à rede se destina a consumidores residenciais e proprietários de comércio e pequena indústria.
  • O sistema fotovoltaico deve estar conectado à rede e participar no sistema de compensação de energia elétrica (net metering) segundo a Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL.
  • A potência instalada do microgerador não deve exceder 5 kWp.
  • O sistema fotovoltaico deverá estar integrado a uma edificação localizada em qualquer parte do território brasileiro.
  • Apenas projetos desenvolvidos por empresas capazes de provar a sua experiência ou qualificação como instaladores solares serão aceitos.
  • O sistema fotovoltaico deve entrar em funcionamento dentro de 180 (cento e oitenta) dias após a assinatura do Termo de Compromisso entre o solicitante e o Instituto Ideal

Nenhum comentário: