terça-feira, 11 de junho de 2013

O diagrama abaixo mostra os componentes típicos de um gerador de Energia Solar Fotovoltaica independente.


Componentes
1. Módulos solares: convertem a luminosidade solar em eletricidade;
2. Regulador de carga: controla o nível de carga do banco de baterias, evitando sobrecarga ou descarga excessiva;
3. Banco de baterias: uma ou mais baterias acumulam a energia gerada para utilização à noite ou em momentos de pouca insolação. As baterias são do tipo estacionário ou automotivas;
4. Inversor: converte a eletricidade do banco de baterias de 12 volts corrente contínua para 110 ou 220 volts corrente alternada;
Os componentes do sistema poderão variar de acordo com a aplicação a que se destina, e em geral poderá ser configurado para utilização de três formas distintas:
• Sem baterias: os módulos solares alimentam diretamente o equipamento a sereletrificado, como por exemplo, uma bomba d'água. Neste caso tanto o inversor como o regulador de carga são dispensáveis e o sistema só funcionará enquanto houver sol.
• Com baterias, em 12 volts corrente contínua: para alimentar equipamentos que funcionam nesta voltagem, como lâmpadas fluorescentes compactas, TVs, aparelhos de som, bombas d'água, etc. Neste caso o inversor não é necessário.
• Com baterias, em 110 ou 220 volts: com o uso de um inversor, sendo possível alimentar quaisquer equipamentos que estejam dentro da potência do inversor.

Nenhum comentário: