sábado, 28 de setembro de 2013

Notícias Geração Hidrelétrica Nuclear Biomassa Óleo e Gás Solar Eólica PCH Transmissão Distribuição Comercialização Regulação Indústria Meio Ambiente Economia & Política Serviços Agenda Artigos Associações Entrevistas Indicadores Revista GTD Online Guia GTD Online Geral Expediente Mapa do site FEED Rss Publicidade Fale Conosco São Paulo, 26 de Setembro de 2013 - 12:08 MME aprova diretrizes do leilão A-3 Certame, que pela primeira vez contará com a participação da solar, terá oferta total de 19.413MW em projetos Por Wagner Freire

Crédito: GettyImages
O Ministério de Minas e Energia (MME) aprovou as diretrizes a serem aplicadas na realização do próximo leilão A-3, marcado para 18 de novembro. O certame será o primeiro a possibilitar a participação da fonte solar, conforme Portaria 325, publicada nesta quinta-feira (26/09) no Diário Oficial da União.
Ficou definido que poderão participar as centrais de geração fotovoltaica ou heliotérmica, com potência maior ou igual a 5 MW, na modalidade por disponibilidade. Projetos térmicos movidos a biomassa e a gás natural, bem como usinas eólicas, também poderão vender energia, na modalidade por disponibilidade. Já ampliação de hidrelétricas e pequenas centrais (PCHs) participarão na modalidade por quantidade.
Segundo a Empresa de Pesquisa Energética  (P.E), 784 (19.413 MW) projetos se cadastraram para participar do certame, onde serão negociados Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado (CCEARs) de 20 anos, com início de suprimento em 1º de janeiro de 2016.
As fontes eólica e solar lideraram o número de projetos cadastrados: 629 (15.042 MW) usinas do vento, e 119 (3.019 MW) projetos solares (fotovoltaica e heliotérmica).

Nenhum comentário: