domingo, 24 de novembro de 2013

MÓDULOS COLORIDOS

Os painéis solares com células de silício cristalino são normalmente azuis porque está é a cor com a qual a célula apresenta a melhor eficiência na conversão de energia solar para elétrica.
Imagem: Paula Scheidt
Clique para ampliar 
Mas já existem fabricantes que produzem painéis coloridos, como vermelhos ou verdes, com o objetivo de atrair clientes que desejam criar projetos arquitetônicos que primam pela estética. Isto, contudo, eleva o valor dos módulos, pois o custo por Wp é maior devido a menor eficiência com relação aos tradicionais azuis.

MÓDULOS HIGH POWER

Seu diferencial é que as linhas de contato que normalmente ficam na frente da célula solar foram colocadas na parte debaixo, aumentando a área de superfície exposta ao sol e, conseqüentemente, alcançando maior eficiência (chega a 19%).
Alguns fabricantes já desenvolveram tecnologias para reduzir a superfície de contato, mas poucos conseguiram produzi-lo em massa. Segundo a revista Photon, a norte-americana SunPower Corp.  foi a que alcançou o maior sucesso, usando silício monocristalino e um processo de produção tecnologicamente ambicioso, no qual contatos negativo e positivo microscópicos são posicionado de forma alternada na parte debaixo da célula.

Nenhum comentário: