quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Sustentabilidade Solar. Fogão Solar Aquecimento de Água e Forno Solar

 AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC
CLIQUE AQUI PARA VER ON LINE O MANUAL DE CONSTRUÇÃO DESSE AQUECEDOR SOLAR
O Aquecedor solar de água é um sistema composto por coletores solares instalados sobre o telhado e ligados em uma caixa de água revestida com isolante térmico, que servirá para armazenar a água aquecida nos coletores. Depois essa água (quente) será usada para o banho.
No box do banheiro vai ter um misturador de água quente/fria e um chuveiro com dimmer (ou chuveiro eletrônico) para servir de suporte térmico nos dias sem sol.
O sistema funciona por termo-sifão, ou seja: a água do fundo do reservatório (água mais fria) vai para os coletores que são instalados abaixo do reservatório; quando o sol bater nos coletores, vai aquecer a água que está dentro deles, e essa água (quente) vai ficar mais leve, sendo empurrada de volta para o reservatório térmico pela água mais fria (mais pesada). Essa circulação será natural e constante enquanto tiver sol.
 
Para saber mais, veja |
DOWNLOAD (baixar arquivo)  Para salvar o Manual desse Aquecedor Solar em seu computador CLIQUE AQUI com botão direto do mouse e escolha "Salvar como..."

 GERADOR SOLAR DE ENERGIA ELÉTRICA
SISTEMA FOTOVOLTAICO
Um Sistema Fotovoltaico completo é composto por:
- Coletor(es) Fotovoltaico(s), ou Módulo(s) Solar(es).
- Controlador de Carga e Descarga.
- Bateria(s) para acumular e fornecer energia para os equipamentos, seja diretamente para cargas (aparelhos) que usar energia em corrente contínua (CC), geralmente 12V ou 24V, ou para fornecer energia para o Inversor, que vai transformar a energia de CC para CA (110V ou 220V).
- Inversor - transforma a energia de CC para CA (110V ou 220V).
- Carga CA = equipamentos elétricos ou eletrônicos que necessitam de energia em corrente alternada (CA) em 110V ou 220V.

 FOGÃO SOLAR
FOGÃO SOLAR
Princípio básico:
- Receptor e Concentrador de Raios Solares (ex: parabólica constituída de um material refletivo)
- Suporte para uma panela, caldeirão, chaleira, etc.
Esse projeto pode ser útil em locais onde não tenha nenhuma fonte de energia. Não necessita de nenhum tipo de combustível. Depende apenas de boa insolação e pouco vento.
Seu funcionamento é bem simples: com uma concha espelhada no formato de uma parabólica, recebe e reflete os raios solares concentrando-os em um único ponto, onde será colocado um recipiente para aquecer seu conteúdo.
IMPORTANTE! Tome muito cuidado para não ficar na frente do raio refletido pela parabólica. Isso pode causar queimadura e se atingir o olho pode causar cegueira. Por tanto, não recomendo o uso desse equipamento.
 

 FORNO SOLAR
FORNO SOLAR
O forno solar nada mais é do que uma estufa com cobertura transparente para dar passagem aos raios do sol e impedir que o calar saia; ou seja, uma caixa térmica receptora e concentradora de raios solares.
O projeto básico normalmente é montado com duas caixas, uma dentro da outra, separadas por um isolante térmico. No fundo da caixa menor (interna) usa-se uma chapa de metal pintada de preto fosco e nas paredes dessa caixa usar material reflexivo (exemplo.: papel alumínio, espelho, aço inox, etc.). Na tampa usa-se um material transparente (vidro ou plástico próprio para cozinhar alimentos).
Todo o material usado para construir esse forno deve suportar tranquilamente temperaturas de no máximo 150°C, que é a maior temperatura que um forno solar desse tipo pode alcançar.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS DETALHES
Para saber mais, veja |

 DESIDRATADOR SOLAR
DESIDRATADOR SOLAR
Podem ser do tipo direto ou indireto.

Direto - o produto fica exposto à radiação solar.
Princípio básico:
- Plataforma de desidratação.

Indireto - o produto fica dentro de uma câmera (tipo estufa) para serem desidratados recebendo a luz solar direta e indireta através de refletor.
Princípio básico:
- Câmera de passagem de ar quente. (exemplo: desenho ao lado).
Essa câmera é feita com uma caixa de madeira com a parte superior coberta com vidro e aberturas na frente e atrás para dar passagem do ar e saída da umidade retirada dos alimentos. Dentro e no fundo dessa caixa, coloca-se uma chapa metálica pintada de preto fosco, sobre essa chapa, uns dois ou três centímetros acima, coloca-se uma tela ou grade de metal, e sobre a tela ficam os alimentos.

 SECADOR SOLAR
SECADOR SOLAROs secadores solares são equipamentos destinados a principalmente secagem de grãos. Podem ser do tipo direto ou indireto.

Secador Solar Direto - o produto fica exposto à radiação solar.
Princípio básico:
- Plataforma de secagem.

Secador Solar Indireto - o produto fica dentro de uma câmera de passagem de ar aquecido.
Princípio básico:
- Coletor Solar de passagem de ar quente.
- Câmera de passagem de ar quente.

Nenhum comentário: